quinta-feira, novembro 16, 2006

A força da rede Globo

Ontem à noite tive o prazer de assistir a vitória do Brasil sobre a Suíça por 2 a 1. Contudo, antes de vir para Angola, não imaginava poder ver, ao vivo, a um jogo como esse. Chegando a Luanda descobri o poder da Globo.

Angola dispõe de dois canais locais de televisão, aberta, que chegam a todos os lugares da cidade de Luanda. Contudo outro canal, que também é distribuído de forma aberta, é a Globo. Além disso, a Record também está presente de forma aberta para a população, mas assim com no Brasil, a Globo é quem manda.

Impressionante como a população local conhece nossas gírias, modo de falar, regiões, principais cidades, hábitos e costumes. Quando falo que morava em Recife, muitos já sabem que fica no nordeste e que tem belas praias. Sabem também quem em Pernambuco tem Maracatu.

Tendo em vista a qualidade das produções da Globo, praticamente os Angolanos só assistem a esse canal. As principais atrações da emissora são as novelas, por sinal para quem gosta de novela é um prato cheio. Os programas e as novelas, se repetem várias vezes durante o dia, assim, se você perder a novela das 8, que passa de 12:00 h, não se preocupe, perto das 22:00 h ela passa novamente.

Basicamente o que é transmitido pelo canal carioca são produções realizadas por ela. Novelas, seriados, programas esportivos, humorísticos como a Grande Família e Zorra Total, Faustão, Luciano Hock, Angélica, além do jornal nacional que passa perto das 00:00 h noite. Acredito que por força de contrato, os filmes, desenhos e outros produtos comprados, não sejam exibidos. De qualquer forma o melhor da Globo, é mesmo o que a Globo faz.

O canal, diferente do que é chamado no Brasil, aqui se chama Globo Internacional. Um dos melhores programas, exclusivos, da Globo Internacional é o que fala sobre Brasileiros no exterior. Planeta Brasil, o programa citado anteriormente, documenta onde os Brasileiros estão, o que fazem e como vivem. Uma das reportagens desse programa fala justamente sobre Angola e mostra de forma geral exatamente o trabalho que estou realizando aqui. Já gravei um DVD com esse documentário, que foi ao ar a mais um menos um ano e meio atrás, tenho certeza que quem vir vai adorar.

Muitas vezes criticadas por todo seu poder, tenho que admitir, é muito bom ter a Globo em casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara,
Quero registrar que lendo seus posts e estou achando ótimos. Estou indo em dezembro pra Luanda trabalhar com tecnologia da informação.

Antônio Spíndola disse...

Amigo, muito obrigado pelo elogio, pena que você não mandou o contato. De qualquer forma se precisar de alguma coisa é so escrever.
Abraço