sábado, novembro 04, 2006

A vida vista como um projeto – Reflexões

Nos últimos 5 anos tenho feito, mentalmente, a minha programação para os próximos 5 anos. A todo momento e a medida que o tempo passa, vou reafirmando esses planos. Conto para as pessoas, refaço o caminho mentalmente e o mais importante, vou determinando o que será necessário para concluir, com sucesso, os meus projetos.

Quando afirmo que a vida de cada um é um projeto, me baseio no que é um projeto. Os projetos têm as seguintes características:
- São únicos
- São temporários
- Necessitam de um planejamento
- São desenvolvidos em etapas
- É realizado por pessoas
- Um projeto bem sucedido é que cumpre seus objetivos e iguala ou excede as expectativas das pessoas interessadas, influenciadas ou que o influenciam.


O planejamento do projeto é a parte que deve ser a mais importante, digo deve porque nem todos planejam. Durante o planejamento é possível determinar o que será necessário ser feito para atingir o objetivo. Além disso é durante o planejamento que se determina o cronograma e se verifica o caminho para chegar ao sucesso. Existem atividades que dependem umas das outras e que se não forem planejadas não permitirão que se conclua tudo o que é importante.

Há de se colocar também que projetos tem características orgânicas *, logo estão em constante mudança. Faz parte do jogo. O importante nesse caso é determinar o caminho crítico. O caminho crítico é o conjunto de etapas que precisam ser realizadas em um projeto que em caso de atraso de qualquer uma delas todo projeto atrasa.

As mudanças contudo tudo nem sempre atrasam o projeto, por vezes elas catalisam o que há de melhor e em você e o tempo para conclusão do projeto fica mais curto. A essas mudanças para melhor damos o nome de oportunidades. As oportunidades, que nem sempre são tão claras, aparecem na vida de qualquer pessoa. Contudo toda mudança gera um desconforto, apreensão e medo. É preciso saber identificar quando uma mudança se trata de oportunidade ou apenas um atraso no caminho crítico.

Assim, planejar a vida para um tempo de 5 anos no futuro, é uma ótima forma de identificar se uma mudança é uma oportunidade ou um atraso. Para planejar basta saber exactamente onde você está e onde quer chegar.

Viva para as mudanças e planeje o seu projeto.


* Orgânico - Que tem o carácter de um desenvolvimento natural, inato, em oposição ao que é ideado, calculado: um intelectual orgânico. (Dicionário Aurélio)

Nenhum comentário: