segunda-feira, novembro 20, 2006

Gasolina a 50 centavos de dólar


Angolano, assim como os americanos, não economizam ao abastecer o tanque. É certo que há poucos postos de gasolina na capital o que acarreta em enormes bichas (filas), contudo pelo preço, se fosse no Brasil, eu ficaria na fila sem reclamar.

Basicamente há dois tipos de combustível: gasolina e óleo diesel. Uma das coisas mais interessantes sobre o diesel é o fato de ele ser o combustível de carros pequenos como o Gol Brasileiro. Sinceramente não entendo o motivo de no Brasil não termos esse tipo de carro, compacto contudo a diesel.

O preço da gasolina aqui custa 50 centavos de dólar e o diesel sai por 30 centavos. Com esses preços não é de se estranhar que as pessoas não economizem em combustível.

Angola é um grande produtor de petróleo, a sua produção é de 1,3 milhões de barris de petróleo por dia, com a perspectiva é de chegar a produção de 2 milhões em 2010. Angola tem a segunda maior produção de óleo cru na África subsariana, a parte mais pobre da África, ficando atrás apenas da Nigéria.

O petróleo respondeu por 90% das exportações, em 1999, de Angola e 50% do PIB – produto interno bruto.

A detentora dos direitos de exploração de petróleo, em Angola, é uma empresa chamada Sonangol – www-sonangol.co.ao.


Nenhum comentário: