terça-feira, novembro 28, 2006

Musseque


Luanda, antes da guerra, é contada como uma cidade linda e super estruturada, coisa de primeiro mundo. Vi umas fotos de cartão postal, que inclusive mandei para casa, e realmente a cidade dava gosto de ver. Casas novinhas, ruas asfaltadas e nada de favelas, bom pelo menos é o que contam.

Passo pelo mesmo local da foto do postal que mandei para minha mãe e o cenário, apesar de ainda bonito pelas belezas naturais, está um pouco diferente. Junto com as casas, um pouco acabadas, é possível se visualizar os Musseques.

Os Musseques estão por todo lado e estes existem em vários tipos. Há os de alvenaria como também existem os feitos de madeiras de compensando, plástico e todo tipo de coisa que se encontra na rua. Os Musseques são conhecidos pelos Brasileiros como Favelas.

Praticamente toda população vive em algum tipo de Musseque, habitação em Angola é realmente muito caro. Para se ter uma idéia, moro em um bairro afastado, Talatona, mas considerado nobre, a empresa paga por quarto, em um condomínio de prédios caixão que sequer tem elevador funcionando, U$1500,00 dólares. Como divido o apartamento com o Kamba, Sérgio, e são dois quartos, a moradia sai por 1000,00 dólares para a empresa. Pelo que andei sondando morar no centro é ainda mais caro e a infra-estrutura é ainda pior.

O salário médio de um vendedor de loja é de U$ 600,00, esse mesmo valor se aplica ao motorista. Já secretária, que arruma e cuida da minha casa, custa em torno de U$ 350,00 dólares. Com esses salários não é de se estranhar que a maioria da população viva nos Musseques.

O problema dos Musseques se deve com a guerra. A população fugia do conflito, que acontecia muito no interior, e vinha para a capital, onde praticamente não houve luta armada. Como resultado da falta de política publica de habitação, somado ao fato da guerra civil, os Musseques tomaram conta de Angola. Agora, para onde quer que se olhe, vemos esse tipo de habitação.

É certo que nem toda cidade é feita por Musseques, há prédios bonitos e muitas construções novas, contudo onde vive a massa da cidade é realmente lá.


Nenhum comentário: