sexta-feira, novembro 03, 2006

Conflitos de trabalho

Essa não é a primeira vez que me pego no meio de um conflito no trabalho. A questão aqui não se trata de problemas com algum colega ou mesmo com o chefe, isso vai muito bem obrigado. A reflexão é sobre questões da minha pessoa para com o trabalho e as solicitações dele.

Quando somos contratados para um novo trabalho, promovidos ou mesmo remanejados de um setor, temos uma ideia do que iremos desenvolver, que papel iremos desempenhar. Chamemos de projecto cada atividade que nos é atribuída como responsabilidade. No começo das atividades, principalmente no caso de uma nova empresa, é normal não saber o que realmente a empresa espera de você, mais ainda, o que o seu chefe espera de você. Contudo ele, o chefe, passa o primeiro projeto e essa é a hora de você mostrar para que veio.

No caso de você ser uma pessoa minimamente organizada, começa-se a fazer um planejamento, mental ou documentado, das atividades que serão desempenhadas e como atingir o sucesso do seu projeto. Um projeto é bem sucedido quando ele cumpre os objetivos propostos e iguala ou supera as expectativas das pessoas nele envolvidas (principalmente o chefe).

O seu chefe é um dos seus principais clientes. É muito importante que as necessidades dele sejam atendidas e que a aposta dele, já que foi ele que contratou você, se mostre um ótimo investimento para empresa. Saber entender exatamente o que não é dito verbalmente e alinhar os seus atos a necessidades desta pessoa, vai contribuir bastante para o sucesso ou o insucesso do seu projeto.

Chegamos ao conflito! Uma vez feito o planejamento, estabelecido metas e objetivos, e conhecendo um pouco mais o que o chefe e a empresa deseja de você, temos agora uma trilha para o sucesso. Mas como diria um professor que eu tive “o mundo é mau” e nem tudo é assim fácil. Chegam, no meio do projeto, novas solicitações e geralmente, segundo Murphy, essas solicitações não tem nada haver com o seu projeto original, seu planejamento ou qualquer coisa que você se programou. Entretanto é isso que o chefe deseja e atender ao chefe e superar suas expectativas sempre é o caminho do sucesso; bom é um dos caminhos para o sucesso.

É necessário muito jogo de cintura para continuar a progredir no projeto original sem contudo deixar de atender as novas solicitações. Detalhe, é bom fazer direito cada solicitação nova, pois, uma tarefa mau feita vai indiretamente influenciar o conceito do seu chefe para com você.

A solução de tudo isso, sinceramente não tenho, mas por fim, não descuide do projeto original, afinal, você foi contratado para isso. Alguém sabe a resposta?

Nenhum comentário: