sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Cotidiano dos Brasileiros que trabalham em Angola

Com a segunda volta para Angola, o deslumbramento dá espaço a rotina. As novidades já não são constantes, já sei como andar na cidade e que lugares ir. Fiz alguns amigos fora do meu grupo e até nas aulas de inglês entrei.

Quando estive no Brasil conversei com muitas pessoas que me perguntavam curiosas sobre a vida em Angola. Recebo também muitos e-mails de leitores do blog querendo saber como é a vida aqui e se vale a pena. Afirmo sem sombra de dúvida, vale cada dia. Contudo importante é saber das limitações e desafios que fazem parte do dia a dia.

Quando se está trabalhando em Angola há uma série de desafios a serem vencidos extra trabalho e as oito horas de expediente. A começar pelas oito horas de trabalho que se transformam em dez ou doze, então se você veio para trabalhar, tem que estar disposto a isso, nada de ficar reclamando do horário. A independência de ir e vir fica bastante limitada. No Brasil é normal termos carro, ou pelo menos conhecer as linhas de ônibus, aqui não tem isso. Como não tem sistema de transporte público, apenas as Kandongas, para fazer qualquer coisa é preciso ir com o carro da empresa. O veículo é dividido com outras pessoas do trabalho, assim, se você quiser fazer alguma coisa logo após as 18:00h é necessário combinar com todo mundo. Fica-se muito limitado aos horários do grupo e mesmo tarefas simples, como ir ao supermercado, tem que ser combinadas. Sair a noite só se ninguém mais for usar o carro.

Outro é dividir o apartamento com outra ou outras pessoas que você até então não conhecia. As pessoas são diferentes e pode haver casos em que não se gosta do perfil outra, é bom ter muita paciência, ser maleável, bom em resolver conflitos e sociável. Fica impossível conviver se você for uma pessoa difícil de tratar. Viver em grupo e pensando no conjunto, o tempo todo, esse é outro desafio.

Imagine dividir o apartamento, o carro, o trabalho e nos finais de semana estar sempre com as mesmas pessoas. Poucas opções de diversão e aquelas mesmas pessoas para conversar e ser relacionar.

Os desafios de relacionamento e de restrição de autonomia são realmente fatores a serem considerados. Eu dei muita sorte, me dou muito bem com todos os que convivo diariamente. Mais ainda, o meu amigo, pois nos tornamos realmente amigos, que divide o apartamento comigo, Sérgio, é um cara muito gente boa. Dei sorte.

Você está preparado para Angola?

Um comentário:

Vitor disse...

Amigo estou indo para angola este mes ainda, so estou esperando o meu visto ser liberado, estou indo pela mesma empresa que trabalho aqui no brasil, especificamente em salvador-ba, minha maior preocupação mesmo seria em relação a transporte, locomoção, ir ao supermercado, estas coisas, mas vc foi bem claro aqui e pode me ajudar.