quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Desfiles carnavalescos em Angola

Fui convidado ontem para ver o desfile de alguns grupos carnavalescos de Angola. O desfile ocorreu na ilha. Apesar de querer sair de casa, o tempo ruim me fez mudar de idéia, oque se mostrou uma decisão correta. Sérgio, que havia me convidado, hoje pela manhã me falou que a chuva foi intensa e que devido a isso ele havia se arrependido de ter ido.


A pergunta que me veio foi: O carnaval foi de Angola para o Brasil ou voltou do Brasil para Angola?


A chuva essa noite foi realmente pesada. Mais uma vez as barreias do Samba caíram e ficamos impedidos de passar para vir para o trabalho. Como resultado duas horas de engarrafamento para chegar ao centro. Fico realmente sensibilizado com a forma como as chuvas castigam essa cidade. Lembro-me de Recife e das vezes que não íamos para o colégio devido ao alagamento da rua na frente da nossa casa.


Abaixo uma reportagem do jornal de Angola sobre a chuva que atrapalhou o desfile.

----------------------------------------------

Chuva interrompe Carnaval

http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=56916&Seccao=cultura


Entrudo: Desfile central de Luanda será concluído amanhã na Marginal

Independentemente das fortes chuvas que se abateram sobre a capital, os integrantes das equipas carnavalescas não se inibiram, mesmo depois de a comissão organizadora ter suspenso a exibição dos grupos, devido a intensidade das cargas das águas. Mais do que as palavras, as imagens captadas pelos nossos repórteres falam por si. Em suma, pode-se dizer que o Carnaval é mesmo a maior manifestação cultural dos angolanos, durante a qual dá para se esquecer, ainda que momentaneamente, alguns dissabores que sobrecarregam a vida dos cidadãos.


Joaquim Cabanje

O desfile central provincial da edição 2007 do Carnaval, interrompido devido a intensa chuva que se registou ontem à noite na capital, será concluído amanhã às 18 horas com a exibição dos cinco restantes grupos. A informação foi prestada ao Jornal de Angola pelo coordenador da Comissão Provincial de Luanda do Carnaval, Manuel Sebastião.

A fonte acrescentou que, em consequência do adiamento, a publicação dos resultados finais foi remarcada para sábado, ao invés de hoje. Ontem, o desfile começou com o grupo União Kiela do Sambizanga, agremiação que foi homenageada este ano pelo Ministério da Cultura. Acto contínuo, seguiu-se o início do certame aberto pelo União Operário do Rangel.

Este grupo exibiu um carro alegórico, onde os operários mostravam como é fundido o ferro, uma demonstração do nosso operariado. Algumas mulheres, na última fila da equipa, traziam na cabeça quindas com produtos do campo, mormente mandioca e banana.

Os grupos “União 10 de Dezembro” e “União 54”, ambos do município da Maianga, exibiram-se no estilo semba. O primeiro foi um dos que mais chamou a atenção, sobretudo devido à sua canção, cuja referência cingiu-se à protecção da Palanca Negra e dos parques nacionais. A canção esclarece que “bem abençoada a nossa terra. As armas calaram-se e a Palanca está de volta”.

Da Maianga ainda veio o “União 54”. Foi uma verdadeira reprodução do que foi exibido pelo seu confrade, o “União 10 de Dezembro”. O “União 54” apresentou uma canção que faz menção à organização de campanhas de vacinação e de limpeza à cidade. Oriundos da Maianga, os grupos são fortes candidatos a arrecadar o prémio tabelado em USD 30 mil.

O município do Sambizanga fez exibir dois grupos, nomeadamente “União Kazucuta do Sambizanga” e o “União Operário Kabocomeu”. Ambos demonstrarem o estilo kazucuta. Para alguma crítica foi o “União Operário Kabocomeu” que verdadeiramente deu nas vistas, sendo consequentemente um potencial candidato ao galardão que conquistou apenas uma vez, em 1978.

O Kabocomeu prestou, por intermédio da sua canção, uma homenagem aos Palancas Negras e enalteceu o nome de Oliveira Gonçalves, treinador da selecção principal de futebol, Man Torras, Akwá e Zeca Langa.

No seu carro alegórico, o Kabocomeu mostrou um campo de futebol com as suas respectivas balizas e alguns adolescentes a trocarem a bola. Fez ainda referência ao facto de o nome de Angola ter ido longe, devido à sua participação, pela primeira vez, num Campeonato Mundial de Futebol, desta feita realizado na Alemanha. O seu carro alegórico estava ornamentado com as bandeiras da República.

Desfilaram igualmente o grupo “União Café de Angola” e União Comandante Kwenya, ambos do Kilamba Kiaxi, além do “União Sagrada Esperança” do Rangel.

Para amanhã está prevista a exibição dos quatro grupos que, por causa da chuva, estiveram impossibilitados de o fazer. Trata-se do “Unidos do Caxinde” e “União Mundo da Ilha”, da Ingombota, “União jovens da Cacimba” (Maianga) e “União dos Bondosos” do Rangel.

Nenhum comentário: