domingo, fevereiro 25, 2007

Pessoas nas ruas


Pessoas nas ruas de Luanda


Com o fim da guerra e a destruição da infra-estrutura, um processo de industrialização engatinha. Contudo a dificuldade para se qualificar as pessoas, que não estudavam na época da guerra, e mais ainda uma característica de Angola com muitas tribos e uma população vivendo isolada no interior, impede um aproveitamento melhor da mão de obra local.

Chegam-se as seguintes características, crescimento de investimentos acelerado, contudo falta de infra-estrutura e pouca qualificação de mão de obra local. O resultado disso tudo é que nas tuas da capital Luanda, todos os dias, o que mais se vê são pessoas sem fazer absolutamente nada.

Há ainda de se considerar a baixa violência e a dificuldade de se ter em casa luz e água, o que leva, com mais esse motivo, a demonstração explicita do ócio. Chega a dar impaciência ver a quantidade de pessoas que vagam de um lado para o outro, sem rumo, simplesmente por não ter o que fazer. Fora isso todos os dias vejo pessoas dormindo nos lugares mais estranhos. Outro dia vi um rapaz dormindo no que deveria ser um canteiro de cimento onde uma muda de uma árvore se faz presente.

A falta de qualificação leva a situações engraçadas. Há de se colocar que não apenas a falta de educação, mas a falta da cultura do trabalho, trabalho em equipe, foco no resultado e coisas do tipo. Os Chineses importam para Angola mão de obra para cavar buracos. Impressionante não? Tudo bem que no caso dos Chineses há mais coisas para se colocar, mas isso fica para outro post. Contudo mesmo os Brasileiros fazem tem a mesma postura. Conheci uma empresa que contratava o pessoal mais operacional possível do Brasil. Trouxeram para cá trabalhadores da construção civil dos níveis mais baixos. Absolutamente nada contra essas pessoas, mas pensando bem, se a mão de obra local não fosse tão complicada de se trabalhar, não seria necessário trazer esse tipo de mão de obra do Brasil.

Como estarão essas pessoas que ficam nas ruas nos próximos anos?

Nenhum comentário: