quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Vou plantar macaxeira

Conhecer os Angolanos tem sido uma experiência no mínimo interessante. Com o convívio diário, principalmente no curso de inglês onde posso conversar como igual, escuto histórias inusitadas e bastante curiosas.

Dizem que um dos problemas de Angola, produção de alimentos, não pode ser resolvido em algumas das províncias. O motivo é muito simples, não é permitido aos moradores do campo ara-lo. Mas como plantar em uma terra se arar essa?

Em uma propriedade pequena onde exista água é até normal que se deseje plantar algum alimento. Fico imaginando os nordestinos, pois o cenário é semelhante, e suas plantações de palmas e macaxeira. Mas qual o motivo de não se poder plantar?

O governo proíbe qualquer tipo de cultivo na terra. Ao se revirar um pouco a terra começa-se a encontrar pequenas pedrinhas que para o homem do interior tem pouco valor, contudo levando-se para a cidade causaria uma corrida sem precedentes ao campo. As pedrinhas que me refiro são diamantes.

Dizem que é possível encontrar diamantes no chão em algumas províncias de Angola. Arar o solo é proibido, pois esse ato desenterra muitos diamantes e o governo não deseja que estes saiam do país. Na verdade o problema não é nem que esse tesouro saia do país, mas que não sai do país sem ser pela mão deles.

Fico imaginando o pequeno agricultor mexendo na terra e dizendo: Droga de pedrinhas que atrapalham, o pior é que essas danadas são difíceis de quebrar.

Descobri um sonho de infância, eu sempre soube que eu tinha essa vocação, vou largar a computação e me dedicar a uma vida simples. Acho que vou comprar umas terras e ir para interior de Angola, quem sabe eu não faço feito os filhos de Francisco e viro cantor? Quem sabe não faço feito Lula, que saiu do interior Pernambucano – Garanhus, e viro presidente. Pensando bem acho que vou comprar um país com fruto do meu trabalho, vou viver de vender macaxeira. As pedrinhas, bom, eu guardo, nunca se sabe...

Um comentário:

Anônimo disse...

Chico Butiiiico... se orienta... a febre ofendeu foi? huahuahauhau
Se tu comprar um terra manda um monte de pedrinhas chatas que atrapalham pra mim aqui.. Adooooooooro
hehehehehe
bjão