quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Trabalho e Salário – Lições e saudades da MV

Com certeza se pensa o tempo todo em realização pessoal e felicidade, esse assunto se torna mais enfático quando adicionamos a vertente do trabalho. Afirmo que o trabalho é a sua vida, faz parte da sua vida, uma parte por sinal muito importante.

Hoje quando falo da minha antiga empresa MV, digo que ela foi a melhor coisa que me aconteceu. Como essa empresa me fez bem, agradeço muito aos anos que passei lá e a oportunidade e sorte que tive por estar nela. Contudo tive bons e maus momentos lá, o mais importante é que, passado algum tempo, consigo tirar lições de tudo o que passou. Principalmente melhorar e não cometer mais os erros do passado.

Com certeza uma das principais lições que tiro da MV é: Só uma pessoa pode motivar você e essa pessoa é você mesmo. Para que as coisas melhorem é preciso primeiro mudar a você e depois ter coragem para mudar o seu ambiente. De nada adianta saber que é preciso mudar mas não conseguir mudar. Ou ainda, fazer tudo para mudar e na hora certa não dar o passo decisivo. Sorte é oportunidade e competência, essa afirmação é conhecida, todavia colocaria mais uma palavra. Sorte é oportunidade, competência e coragem. A sorte é você quem faz e se você não procurar por ela provavelmente não vai achar.

Gostaria de destacar quatro grandes professores que o tempo me fez admirar: Genilson, Tonon, Pereira e Alexandre. Obrigado pelas lições e obrigado pela oportunidade.

Um texto bem interessante sobre trabalho eu li hoje, pensei de imediato nos meus amigos da MV. Gostaria de motivá-los e mais ainda que eles fossem bem sucedidos da MV e que tivesse coragem para mudar. Quando falo mudar, não me refiro apenas a sair da empresa, pois muitas vezes essa não é a solução. Mudar de dentro para fora e mais ainda, encontrar a motivação e a felicidade.

Saudades dessa grande empresa, MV Sistemas.

-------------------------------------

Reconhecimento x salário: o que pesa mais nesta balança?
http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?path=/suasfinancas/&codigo=468687


Por: Waldeli Azevedo
06/02/07 - 19h00
InfoMoney

SÃO PAULO - A perspectiva de ganhar mais, de conseguir manter as contas em dia e ainda garantir a realização dos sonhos é, inegavelmente, a meta da grande maioria dos "mortais".

Porém, quem vivencia o ambiente corporativo sabe bem que a rotina não é fácil: você acumula tarefas, sofre pressão de todos os lados e, em alguns casos, pode encarar um local de trabalho nem sempre favorável.

Isso tudo sem falar que nem todos os chefes estão preparados para lidar com sua equipe, e a cobrança por resultados pode transformar o ambiente (e a vida dos funcionários) em algo muito desgastante. Neste caso, a pergunta é: apenas um bom salário compensa tudo isso?

Forças aliadas
Embora nem sempre isso seja possível, o melhor seria aliar remuneração com reconhecimento, fazendo com que as duas forças se mantenham em equilíbrio: isso significa ter seu trabalho valorizado pela sua equipe, pelo seu chefe ou pelo seu cliente, tanto no aspecto "moral" quanto "financeiro".

Caso, a princípio, tudo isso pareça utópico demais, principalmente diante de um mercado de trabalho acirrado, saiba que, no dia-a-dia, cedo ou tarde, o descompasso em um destes ingredientes poderá motivá-lo a procurar um novo emprego. Se você não passou por esta situação, com certeza um dia se deparará com ela!

Pense a respeito: até que ponto dá para conviver com algo em que você não acredita, ou não sente afinidade? Considerando que você passa muito mais tempo no escritório do que em qualquer outro lugar, por quanto tempo conseguirá encarar o desafio de trabalhar apenas pelo "bom salário"?

Construa suas metas e valorize sua marca!
Sabendo da importância de reunir os dois elementos, o caminho é conquistá-los no seu dia-a-dia. Valorize o seu trabalho e saiba construir sua própria marca!

A melhor forma de conquistar novos degraus na sua escalada no emprego atual, é mostrar resultados, por meio do seu desempenho. De nada adianta pleitear aumentos, se você não fizer por merecer.

Por outro lado, conquiste o respeito e o reconhecimento em seu ambiente de trabalho. Caso este venha sendo um ponto de desmotivação, experimente listar tudo o que tem feito de positivo para a empresa e, no momento em que se sentir mais preparado, tenha uma conversa franca com o seu chefe, expondo o seu ponto de vista.

De forma clara e objetiva, apresente suas aspirações. Mostre-se pronto para novos desafios e observe muito bem quais as suas reais perspectivas. Boa sorte!

Nenhum comentário: