sábado, fevereiro 10, 2007

E-mail a Luana – Visão geral de Angola - versão para crianças

Recebi ontem um e-mail de uma sobrinha quer realmente me deixou muito contente – essa é a foto dela. Luana, filha de Lucas, um grande amigo meu, me escreveu, pois estava fazendo uma tarefa para o colégio. O dever dela era falar sobre um país e ela escolheu Angola porque eu estava aqui.

O fato é que me empolguei e o e-mail acaba dando uma visão geral do que é Angola. Achei que o texto ficou simpático e fácil de ler, assim decidi colocar no blog.

Coloquei abaixo o e-mail dela e depois a minha resposta.

Luanda, obrigado minha linda pelo e-mail. Um beijo enorme!

Luana e Lyud na minha despedida


E-mail de Luana

Oi tio Spindola so eu Luana. eu tenho uma foto de Luanda e adorei. ai é legal? é que a minha tarefa foi sobre fotos de paises que estava perguntando qual o Pais que eu mas gostei, ai eu disse eu mas gostei foi de Luanda e que eu gostaria de visitar Luanda porque la é linpo e tambem tem casas diferetes , você poderia manda fotos dai pelo o email e uma texto sobre Luanda. as crianças estudam? as pessoas trabalhâo?ai tem girafas? leaõ?gostaria que você pode traser alguma lembransa de luanda pra eu mostrar a minha professora e meus amigos. voce tem texto sobre Luanda? voce tirou fotos? tudo bem ta? um beijo


Resposta

Oi Luana

Fiquei muito contente com o seu e-mail, sempre que quiser me escreva, pois eu vou ficar muito feliz. Quando eu for para o Brasil prometo levar um presente especial para você. Vou comprar na feria de artesanatos do Benfica, que fica perto da minha casa.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Luanda é a capital de um país chamado Angola, da mesma forma que Brasília é a capital do Brasil. Esse país, assim como o Brasil, foi colonizado por Portugal, desta forma aqui se fala Português. O país é dividido em 18 estados, sendo que os estados aqui são chamados de províncias.

A cidade de Luanda tem mais ou menos o mesmo tamanho de Recife. Uma curiosidade é que se você sair de Recife e vier em linha reta pelo mar, você chega exatamente em Luanda. Vivem em Angola aproximadamente 15 milhões de habitantes, que é quase a mesma quantidade de pessoas que moram na cidade de São Paulo. Dessas 15 milhões, mais ou menos 4 milhões vivem nas cidades, o restante das pessoas, 11 milhões, vivem em tribos e no campo. O nome do dinheiro de Angola se chama Kwanza, e 1 Real vale 40 Kwanzas.

Infelizmente em 1961 o país entrou em guerra. Inicialmente para se libertar de Portugal, então em 1975 os Angolanos conseguiram a independência, deixaram de ser colônia. Com a independência de Portugal, os próprios Angolanos começaram a lutar entre si para tomar o poder e o governo, com isso uma guerra civil aconteceu entre 1975 a 2002. Guerra civil é quando pessoas do mesmo país brigam entre elas mesmas.

Com o fim da guerra muitas pessoas vieram para Angola para ajudar a reconstruí-la, e é por isso que eu estou aqui. Eu trabalho para o ministério da saúde ajudando a cuidar de pessoas que tem Aids. Além de cuidar, trabalho para que outras pessoas não venham a ficar doentes. Existem além de Brasileiros, pessoas de todos os cantos do mundo trabalhando aqui, dentre os países China, Cuba, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Inglaterra, França, Coréia do Sul, etc...

Antes da guerra a capital Luanda era seis vezes menor que Recife. Por conta das brigas, muitas pessoas vieram para a capital, o que fez com que a cidade crescesse de forma desorganizada. Com a desorganização foram criadas as favelas que aqui são chamadas de Musseques.

Por conta da guerra muitas pessoas não estudaram, além disso, como a maioria das pessoas vive em tribos, a educação igual a nossa também não existem. No país há muitas crianças, contudo existem também muitos órfãos. Ouvi outro dia no rádio que existem pessoas do mundo todo trabalhando em Angola para encontrar as famílias das crianças órfãs, como tios e outros parentes. Muitas das crianças estão nas ruas e ficam a engraxar sapatos ou a pedir dinheiro.

Angola é muito rica e ao mesmo tempo muito pobre. É muito rica pois ela é um dos principais produtores de diamantes do mundo. Além disso, ela produz muito petróleo. Mas é pobre, pois a maioria das casas não tem luz elétrica nem água. Por sinal falta muita água e energia aqui, ficamos muito tempo utilizando geradores para poder ter luz elétrica em casa. Em Angola não tem ônibus, nem metrô, e as pessoas andam pela cidade em vans.

Apesar de toda a pobreza a cidade de Luanda não é perigosa. Aqui não acontecem assaltos a carro ou mesmo seqüestros como no Brasil. Aqui também não têm traficantes ou mesmo o crime organizado que escutamos no Jornal Nacional.

Angola já teve muitos animais, contudo, mais uma vez por conta da guerra, muitos deles foram mortos. Aqui perto de Luanda existe um parque onde os animais andam soltos. Eu nunca fui, mas dizem que tem girafa, leão e outros bichos. Além disso, existe um animal que só tem em Angola, o nome dele é “Palanca Negra Gigante”, estou mandando a foto dela. É um animal grande, do tamanho de um cavalo. Ele tem dois chifres enormes que fazem uma curva, e parece muito com um bode.
Palanca Negra Gigante


Espero que tenha gostado do que eu escrevi sobre Angola e caso deseje saber qualquer coisa a mais é só me escrever. Estou mandando algumas fotos, espero que você goste.

Um beijo grande do seu tio Spíndola.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ô coisa mais fofa dando aula a sobrinha... hehehehe
Luana, vc é uma sortuda de ter um tio desses :)
Spli bjo grande pra tu!

Anônimo disse...

Spíndola,amei o seu comentário
sobre a cidade de Luanda, tenho um amigo que também está aí, ele trabalha na construção civil,veja como é o destino há muito não nos comunicavamos,então ele descobriu meu e-mail e enviou uma mensagem, desde então teclamos quase que diáriamente.abraços.
E sua aula foi simplesmente maravilhosa é sempre bom compartilharmos conhecimentos.