segunda-feira, outubro 16, 2006

Shopping Samba


Comprei um mapa de Luanda, quero saber como faço para andar aqui, principalmente quando estiver de carro. O trânsito é caótico e a falta de sinais causa um engarrafamento constante que não dá para explicar. Mas com certeza uma das coisas que mais chama atenção dos visitantes é um tipo de comércio popular de rua.


Quando passamos pelo bairro do Samba para ir para o trabalho, todos os dias nos deparamos com pessoas vendendo de tudo na rua, entre os carros. Como a velocidade é bem baixa, devido aos engarrafamentos, os vendedores trafegam por entre os carros na maior tranquilidade.


Vende-se de tudo, desde electrodomésticos, roupas, sapatos, utensílios para casa, comida, varal, pente, artigos importados, artigos falsificados, canetas e tudo mais o que você possa imaginar. Os vendedores fazem de tudo para você negociar e caso você peça para ver um produto e não compre, pode ter certeza, acabou de arranjar uma companhia para o caminho. Coloco como uma companhia pois o vendedor vai ficar ao lado da sua janela insistindo para você comprar por muitos metros. Como o trânsito não anda, ele fica tentando te convencer a fazer negócio. A forma que eles procuram negociar aqui é sempre a mesma, pergunta-se o preço e todos eles, sem exceção, vão lhe dar um valor bem acima do que eles realmente podem vender. Caso declare que não quer ou comece a pechinchar, o preço vai caindo. Já cheguei a comprar produtos por até um terço do preço inicial e tenho certeza que se tivesse insistido mais teria comprado ainda mais barato. Mas o que desejo não é ter vantagem na negociação e sim chegar ao preço que acho justo. A negociação deve ser boa para os dois lados e negociar em Angola é no mínimo uma distração.

Um comentário:

Anônimo disse...

Spli lindo, como sempre, uma delícia ler seus comentários aqui no blog e poder conhecer um pouco dessa interessante cidade! Parabéns, viu? Parabéns pela coragem de ter ido, pelas vitórias q já alcançou, pelo blog tão bem preparado, ...., ah, pelo seu ANIVERSÁRIO tb né?

Te amo, irmão lindo! E hj, ainda mias do q nos outros dias, se é q isso é possível, estou pensando em vc e desejando um mundo de coisas boas! Q Deus te abenções sempre!!! Domi!