terça-feira, outubro 31, 2006

Sabores de Angola. Parte 1 de ....



Posso afirmar, após esses dias que: as descobertas, o desconhecido, o novo, assustam! Porém como é maravilho a descoberta. Os sabores de Angola tem me surpreendido. A culinária local tem influencia de muitos frutos do mar além de uma mistura de todos países da África mais Portugal.


Difícil dizer, mas com certeza já provei muitas coisas que gostei. Comi na semana passada um prato muito tradicional, base da alimentação da população, principalmente no interior. O nome do prato é FUNGE. Basicamente um pirão feito só com farinha e água, que pode ser de milho ou de mandioca – para os nordestinos a boa e velha macacheira, porque esse negócio de chamar mandioca é coisa de paulista.


Hoje comi um fruto do mar muito comum em Luanda, chama-se Choco. O Choco é uma espécie de lula gigante. Branco, com uma pele bastante grossa, me foi servido com um molho de verduras e arroz branco. Muito gostoso. A carne é macia e não é nada parecido com o, gostoso mas burrachudo, Polvo. Comemos em um restaurante chamado Venesa.


Vale colocar a excelente companhia que tive no almoço. Eduardo e Dr. Sérgio são figuras constantes. Hoje nos acompanharam também Paulina, Andrea, Márcia. Ressalto, mulheres encantadoras, duas médicas e uma enfermeira, todas brasileiras. A Andrea, inclusive, estudou no mesmo que colégio que eu em Recife, Santa Maria. Ela é recifence e eu tenho a impressão já tê-la visto. Sabe quando a pessoa não parece estranha? A Paulina é um doce, Márcia e Andrea também, mas a Paulina tem algo mais. Serão com certeza, e um pouco de sorte, grandes amigas no futuro. Um beijo grande para as três.

---------------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Choco Classificação científica Reino: Animalia Filo: Mollusca Classe: Cephalopoda Ordem: Sepiida Famílias SepiadariidaeSepiidae Os chocos ou sibas são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, ordem Sepiida.


Os chocos têm uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos. Possuem uma capacidade de mimetismo considerada superior à de um camaleão.

---------------------------------------------------------

http://www.katembe2.com/choco.htm

O choco, carnívoro e caçador rápido e astuto, bastante voraz, tem o trato digestivo completo, complexo, com tratos ciliados para seleccionar partículas pequenas; boca com uma faringe muscular e com um par de mandíbulas córneas semelhantes a um bico de papagaio invertido e uma rádula, apresenta fileiras transversais de diminutos dentes quitinosos para raspar alimentos, abrindo-se o anûs na cavidade do manto e uma glândula digestiva grande, A cabeça de bom tamanho tem dois olhos conspícuos e uma boca central, a qual é circundada por 10 braços carnosos, contendo ventosas em forma de taça; o quarto par de braços são tentáculos retrácteis longos.


Para caçar. o choco nada para a frente com os braços unidos e lança-se sobre a presa ejectando repetidamente água pelo sifão; os braços separam-se, a presa é agarrada e levada para a boca, mordida pelas mandíbulas e deglutida. Tem uma enorme capacidade de fuga aos predadores, não só pela sua velocidade como pela capacidade de alterar a sua coloração para se confundir com o ambiente e o jacto de "tinta" que expulsa da bolsa do ferrado, destinado a turvar a água permitindo-lhe a fuga.

Nenhum comentário: