quinta-feira, junho 14, 2007

Para que CEP quando se tem o Mundo Verde?


Toda vez que alguém me pergunta onde moro, principalmente no Brasil a minha resposta é: Não sei. Não sei nome da rua, em Angola não tem CEP, correios muito menos. Na verdade correios até tem, mas a minha experiência com eles não é muito boa. Além de não chegar até a minha casa aqui em Angola, logo quando cheguei mandei três postais para o Brasil. Os três eram para o mesmo endereço e foram colocados na mesma hora na agência central dos correios, que fica no centro de Luanda. Após um mês os postais chegaram, contudo fora o atraso, dos três postais apenas dois tiveram êxito na sua jornada.

A forma encontrada para ensinar os endereços por aqui é passando pontos de referencia. A avenida da Odebrecht, o largo da Kinaxixi, o hotel Tropico, o ministério disso ou daquilo, no meu caso o ponto de referencia é o mundo verde.

Brasileiros que trabalham comigo e que já estão aqui a mais tempo que eu dizem que antes da construção desse mercado tudo era mais difícil. As compras eram feitas no Shoprite pequeno que com pouca opções forçava a visita a outros mercados e feiras nas ruas. O mundo verde se tornou, para quem mora no Talatona, uma local de conveniência onde quase tudo podia ser achado.

O estabelecimento não é muito grande e infelizmente tem problemas com o abastecimento. Constantemente faltam mercadorias, mas é bem simpático e ajuda um bocado no dia a dia. É verdade que com a abertura do shopping e do Shoprite grande que lá existe o movimento deve ter baixado, mas ainda continua sendo um importante pondo de apoio e mais ainda de referencia para chegar em casa.

As vezes no final de semana, antes de sair para trabalhar, passo na pequena padaria que existe dentro e tomo um Mata Bicho. Sábado passado foi exatamente isso que aconteceu, antes de vir para o trabalho passei lá com Sergio. Comemos uma pequena pizza e um suco, estava bem gostoso. Uma curiosidade da padaria é que ela tem janela que independe do interior da loja. Através dessa são vendidos pães e o horário de atendimento se estende ao da loja, que é até as 20:00h.

Outra peculiaridade é a grande cabeça de Javali que está empalhada na parede da loja. Chama a atenção e não há uma vez que eu vá ao local para não ficar imaginando esse animal vivo. Ele é enorme, do tamanho de um boi, imagino eu.

Nos finais de semana também é montado um quiosque na frente onde é vendido um prato simples e gostoso, batata frita com frango. O preço é bem salgado para uma comida tão simples, mas o cheiro é irresistível.

Muitas são os pedintes que ficam no estacionamento e isso é bem chato. Infelizmente conviver com a pobreza é uma realidade em Luanda e no Mundo Verde esse contato é constante. Vendedores de CD´s e DVD´s são facilmente encontrados no local, assim, se quiser um disco de Kisomba ou Tarachinha esse é um bom lugar para procurar.

Tenho certeza que um dia quando for embora esse lugar vai permanecer na minha memória. Por tantas vezes percorro esse caminho que não vai ter como esquecer. Olhar para o Mundo Verde é ter a certeza que estou chegando em casa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Spin...
a sensação de estar chegando em casa após um dia corrido, de muito trabalho, é de uma enorme satisfação...
Certamente avistar o Mundo Verde é o mesmo que avistar o Bompreço 24h de Boa Viagem ou a Localiza, não é?
eheheheheheheh...
PS: Adoooooooooro blog atualizado diariamente!
Beijo enorme!

Unknown disse...

spindola, sua descriçao de todo o rally, bem como detalhes da vida aqui sao incriveis, parecia que eu tava vivendo tudo de novo!!!! muito massa!!!!! mas ve se escreve meu nome direito senao num vou falar pros meus amigos lerem!!kkkkk ! beijos SAMIA E NAO SAME

Anônimo disse...

oii
acho q vc pode me ajudar,tenho uma amigo que foi trabalhar ai ,mas não consigo me comunicar com ele,,
foi pra uma empresa italiana,
está em LUANDA,mas parece que é quase impossivel achar,,
sou de presidente prudente....
será que pode me ajudar com alguns nomes de empresas
brigada.........

Hiroki disse...

Spindola

Somos 5 brazucas chegando em Angola e passaremos tres meses por aqui...Passamos hj no Mundo Verde e logo lembrei do seu blog..Até comentei: Tem brazuca nesta área.....estou tentando fazer um blog também..achei muito interessante as informaçoes do seu...um grande abraço dos brazucas...

Anônimo disse...

Legal seu Blog...bem interessante....
A Amarula é feito na Africa né? Quanto custa a garrafa por aí?

Meire Costa disse...

Oi..
desculpa invadir seu blog assim mas eu estava procurando um cep da angola e achei seu blog, sera q tem como me dizer como eu faço pra encontrar um cep dessa cidade?? ja revirei o google mas nao acho... obrigada desde ja...

Carol disse...

Estou com o problema de achar o cep por aki, dei uma olhada no seu blog semana passada e no sábado fui ao Shoprite Bela Costa, e vi o Mundo verde, inclusive parei la, pois nao tinha temepero verde no Shoprite... Legal o mercadinho, mas pra mim fica longe, estou em Ingombotas.Mas vc sabe como acho o cep deste lugar? Estou perdida aki.
Parabens pelo blog.