quarta-feira, março 21, 2007

Bolha da habitação

Condomínio Jardins de Talatona - Município de Belas


Apesar não acompanhar o mercado imobiliário de Angola muito de perto, outro dia fui atrás para saber o custo de uma residência aqui. A minha intenção, devido fato de que como pretendo passar um tempo aqui, investir em Angola. Escutei dizer nessa época que a taxa de retorno do investimento e bastante alta e que o tempo de retorno bastante pequeno.

Comecei vendo um apartamento em um dos muitos condomínios que começam a ser construídos em Angola. Parece que de uma hora para outra todo mundo decidiu construir em Luanda, isso vai causar a bolha, mas já explico mais na frente. Vou fazer uma comparação com um mercado que conheço. Apartamento dois quartos com uma vaga de garagem, simples, em Recife são vendidos por U$ 20.000,00 a U$ 40.000,00. A aqui em Luanda os apartamentos de entrada, ou seja, os mais baratos têm o seu preço começando em U$ 150.000,00. Tudo bem que estou considerando uma das melhores localizações de Luanda, o município de Belas, mas os preços que dei são de Boa Viagem em Recife, bairro nobre. Há algumas casas próximo onde moro, em um condomínio fechado, que tem o seu preço, segundo um amigo, começando em U$ 1.000.000,00. UAU!!!!

Já deu para perceber que o mercado aqui não para crianças. Agora mais um detalhe, praticamente não há financiamento de casas ou coisas do tipo. Os carros, só para ilustrar, são comprados à vista ou divididos em pouquíssimas parcelas, três, por exemplo.

Aluguel é outra gracinha. O apartamento em que estou morando, dois quartos com cozinha americana, vale por volta de U$ 200.000,00 tem o seu aluguel estipulado em U$ 3.000,00. UAU novamente!

Um detalhe, os prédios onde resido foram construídos pelo governo e doados a alguns militares como forma de garantir uma renda após o fim da guerra. Conclua comigo, eles não custaram nada ou quase nada para os seus donos. Fora isso o serviço interno é horrível, a piscina vive suja, bem como as escadas, a TV a cabo não funciona no meu prédio todo, a internet se fosse discada era melhor do que a disponibilizada, ou seja, muito aquém dos padrões que estamos acostumados no Brasil.

Os proprietários não estão nem ai para cativar os inquilinos haja vista que a procura hoje ainda é muito maior que a oferta. O fato é que mesmo com todas essas condições há lista de espera para alugar os apartamentos. Ruim com eles, muito pior sem eles. Antes que você pense em ir para um hotel, o preço de um três estrelas está por volta de U$ 150,00. E acreditem, os três estrelas daqui são bem piores que os três estrelas do Brasil, tenha certeza disso.

Em pouquíssimo tempo, um ou dois anos acredito, essa situação vai ser reverter drasticamente. A quantidade de construções de moradias é espantosa e com a queda na demanda os preços vão cair também. Como os proprietários não se incomodam em cativar os seus inquilinos, a tendência é que as pessoas troquem de moradia.

Entretanto sempre gosto de ver o outro lado da história, até agora só contei o lado de quem paga. O que você no lugar do proprietário faria? Faria diferente?

4 comentários:

Anônimo disse...

No lugar do propietário faria exactamente o mesmo.Isto é,aproveitava a maré.Porque a construção tem tendencia a acelarar e nesta prespectiva os preços a médio prazo do imobiliário e arrendamento também têm tendencia a baixar.Quanto ao valor do aluguer dos apartamentos , é caso para dizer que o aluguer aí em Luanda é mais caro que em Londres, por exemplo.
O problema é que não há volta a dar, nao é?

Anônimo disse...

Para o tipo de vida do povo aí o valor é muito alto mesmo. Totalmente contraditório como aqui no Brasil, mas se for ver um apto em SP para comprar ou alugar, não muda muito do que tem aí.
Meu marido começou a trabalhar aí e comecei a visitar o seu Blog. Boa sorte.

Anônimo disse...

Olá Luanda terra onde nasci à 47 anos.É verdade o oportunismo é feio mas é assim pois eu se calhar faria o mesmo para não perder o comboio.É oportuno tocar na frida e perguntar porquê haver casa alugadas em Luanda cujo os verdadeiros proprietários não são os atuais?Lá está dois tipos de oportunismo em que ambos são feios.Se eu tenho casa em Luanda porquê ter outro dono?Que lei? J.A.S

Anônimo disse...

Já avaliei construir em Luanda.
Nem tudo são flores.

Financiamento não existe;

A corrupção suga grande parte do lucro;

Os preços dos materiais de construção são absurdamente caros;

A mão de obra local é muito mais cara que no Brasil e de péssima qualidade;

Enfim, o risco pra mim não paga o investimento. Mesmo com um lucro teoricamente maior.
Hoje vale somente pela rapidez no retorno. E mesmo assim o risco de um empreendimento "micar" não é pequeno.