terça-feira, março 06, 2007

Hospital Esperança – Centro de referencia no combate a AIDS

O programa Angolano de combate a Aids segue o modelo Brasileiro. Nesse são criados alguns centros de referencia, onde todo atendimento e medicamentos são de graça, aqui em Angola o primeiro chama-se Hospital Esperança.

Esse centro faz desde a testagem voluntária, notificação de casos de contaminação e ainda o acompanhamento e distribuição de medicamentos. Realmente é um trabalho incrível realizado por esses médicos e profissionais de saúde.

Eu estou envolvido nesse contexto e adorando a experiência. Abaixo uma reportagem, incluindo dados dos atendimentos, sobre o primeiro aniversário do Hospital Esperança.



Hospital Esperança atende mais de oito mil soropositivos Angola
http://www.angonoticias.com/full_headlines.php?id=13625%3Cb


Oito mil 894 portadores do VIH/Sida foram atendidos no Hospital Esperança desde a sua criação, em 2004, soube-se hoje, em Luanda.

A informação foi dada pelo director do hospital, Milton Veiga, no acto das comemorações do terceiro aniversário da instituição, vocacionada ao tratamento e diagnóstico de casos de VIH/Sida, na presença do ministro da saúde, Anastácio Sicato, e dos vice-ministros José Van-Dúnem e Evelize Fresta.

Do número acima referido, quatro mil 512 estão em tratamento, 435 morreram e outros 799 abandonaram o tratamento, situação que leva a direcção do hospital a questionar quais os motivos.

Milton Veiga acrescentou que, de 2004 a presente data, o número de pacientes vem aumentando vertiginosamente, tanto é que no primeiro ano tinham sido diagnosticados mil 202 soropositivos, em 2005, dois mil 425, e em 2006, três mil 122.

De acordo com o mesmo, até ao momento, 16 mil 763 pessoas foram aconselhadas e testadas voluntariamente, tendo sido registados seis mil 639 soropositivos.

O número de pessoas às consultas também aumenta de ano a ano. Em 2004 foram atendidas 6.450 pacientes e em 2006, 20 mil 441, com três mil 845 casos novos.

Para ele, o espaço físico do Hospital Esperança está cada vez mais diminuto, apelando a criação de centros de atendimento de casos de sida na periferia.

Após uma sessão de slids, na qual foi espelhada o quotidiano do hospital, o ministro da saúde disse que o nome dado ao hospital, Esperança, é adequado a realidade, pelo que deve ser apoiado pelo esforço ardúo dos seus funcionários.

Sicato enalteceu a figura do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ter proporcionado a criação daquele hospital, apelando aos demais hospitais a seguirem o exemplo do Esperança.

Entretanto, a Associação dos Jovens Provenientes da Zâmbia (AJAPRAZ) associou-se às festividades e doou oito toneladas de bens alimentares para ajudar os soropositivos discriminados pelos seus familiares, segundo o seu presidente, Bento Raimundo.

Consta dos planos da AJAPRAZ a entrega de 30 toneladas de bens diversos ao hospital Esperança, até ao final do ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

ola spíndola, amei ver o teu blogger por acaso, gostei muito de lhe ouvir a falar tao bem do meu país e tbm de alguns problemas socias que infelizmente ainda residem na nossa sociedade, nao sei se ainda ca estas em angola ou se ja regresaste para o brasil, terra que eu vou conhecer agora em dezembro, adoraria muito poder conhecer-te e ser um dos teus grandes amigos ca em luanda, por isso vou add aqui o meu e-mail:andresanjulya@hotmail.com
aquele abraço!!!