segunda-feira, março 26, 2007

28/03 Inauguração do Belas Shopping

Parece que agora sai a inauguração do tão esperado Belas Shopping - www.beleasshopping.com. A primeira data dada para a abertura foi em fevereiro, desde lá muita especulação e várias datas sendo dadas, tudo pelo jeito não passou de boato. Entretanto agora a data prometida é para o próximo dia 28 de março. As campanhas na televisão e no rádio estão a todo vapor o que dá credibilidade a abertura.

Fico imaginando o Angolano médio, por ser esse o primeiro shopping do país, ao entrar nesse novo empreendimento. Tenho certeza que vai mexer muito com a forma como as pessoas locais fazem suas compras. Para se ter uma idéia a maioria das lojas do centro, praticamente todas, fecham para o almoço. O horário de funcionamento do shopping é bem generoso, até mesmo para os padrões Brasileiros, de segunda a domingo das 9:00 h as 22:00 h.

Cineplace - Cinema do Belas


Com certeza além da comodidade das compras, pois nem sempre é fácil achar o que se precisa em Luanda, a abertura do cinema é o mais esperado por mim. Eu que sou cinéfilo de carteirinha mal consigo conter minha empolgação. Novos tempos em Luanda, novos tempo.

A empresa responsável pela administração chama-se Enashopp. Já o investimento é 70% Angolano (HO Gestão de Investimentos – HOGI) e 30 % Brasileiro (Odebrecht Angola). A Odebrecht por sinal foi a empresa responsável pela construção, sendo o total investido de US$ 35 milhões. Durante a construção foram empregadas aproximadamente 1000 pessoas e após a inauguração serão 950 empregos diretos e 2 mil e 500 postos de trabalho indiretos.

O shopping está localizado no bairro de Talatona e fica bem próximo a minha casa. Perto também fica o CCTA (Centro de Convenções de Talatona).

Belas Shopping


Destaco as seguintes lojas no novo shopping:
- Mister Sheik - Comidas Rápidas
- Richard´s - Moda Unissex
- Bob's - Comidas Rápidas
- Cineplace - Cinema
- Ellus - Moda Feminina
- IODICE - Moda Feminina
- Livraria Nobel - Livraria / Papelaria
- Shoprite - Supermercado
- Sushi - Comidas Rápidas

Abaixo um pequeno histórico encontrado na página do Belas.

Historico
A intensificação das relações bilaterais entre Brasil e África resulta na construção do primeiro shopping center de Angola, o Belas Shopping, empreendimento lançado em dezembro de 2005. O shopping center nasce sob a luz do terceiro milênio e signo da modernidade, a partir de investimento total da ordem de US$ 35 milhões. A Enashopp é a responsável pelo planeamento, comercialização e implantação do shopping angolano e, após a sua inauguração, pela administração e operação do equipamento.

O Belas Shopping tem como investidores a HO Gestão de Investimentos – HOGI, empresa angolana com 70% de participação acionária, e a Odebrecht Angola, que além de ser a construtora do empreendimento detém 30% do negócio.

Um dos 54 países do continente africano, Angola tem uma área de 1.246.700 km² e população de aproximadamente 12,9 milhões de habitantes (2000). O Belas Shopping marca a chegada em Angola do ícone da sociedade de consumo, lazer e entretenimento presente em todo o mundo. O equipamento está em um terreno de 119.418,47 m², cravado no bairro de Talatona, na zona sul de Luanda. O projecto arquitetônico é assinado pelos arquitetos baianos André Sá e Francisco Mota.

A HOGI e Odebrecht Angola apostam no desdobramento econômico natural que favorecerá a cidade de Luanda, decorrente da instalação de um grande centro comercial, projetado com a previsão de cinco futuras expansões. “Na fase de construção, as obras vão empregar 1.000 pessoas. Quando for inaugurado, o Belas Shopping irá gerar, inicialmente, 950 empregos diretos e 2 mil e 500 postos de trabalho indiretos”, informou Décio Silva, da HOGI.

Um comentário:

Anônimo disse...

Spindola...Poxa, faltou vc citar o Mister Sheik que apesar de ainda estar fechado, já estamos aqui para mais essa realização!! Beijos Fê