quarta-feira, dezembro 13, 2006

Dificuldades para viajar – Para que facilitar se pode complicar?


Esse fim de ano tenho esperado de forma ansiosa a minha primeira volta para o Brasil. Havíamos, eu e minha família, combinado de passar o natal em um hotel comemorando o bom ano que tivemos. Estava tudo certo, eu já havia falado com o meu chefe e combinamos, desde a minha chegada, que eu voltaria para o Brasil para as festas de final de ano. Mas, no caminho havia uma pedra, e a dificuldade tem um nome, Angola. Estou pensando seriamente que a programação do natal vai dançar.

Nem venha pensando que todo são flores por aqui, porque não são mesmo, assim tudo começa com a DEFA (Direção e Emigração e Fronteiras de Angola). Essa entidade é a responsável por emitir os vistos. Essa questão dos vistos é outra novela, pois, para dar entrada no visto de trabalho, e até que ele saia, passam-se de 10 a 12 meses, isso mesmo, um ano. Como visto de trabalho demora a maioria das pessoas aqui entra no país com o visto ordinário.

O visto ordinário é o equivalente ao visto de turista e vale por 3 meses. O complicado nisso é que ao entrar no país não é possível simplesmente entrar em passar 3 meses, como acontece não Brasil, aqui é preciso renovar o visto a cada 1 mês. Assim, ao final de cada mês, é preciso mandar o passaporte para a DEFA para que esta prorrogue o visto. Como todo serviço público do Brasil, aqui também essa agencia é complicada e a renovação do visto demora em média 20 dias para sair. Desta forma quando o passaporte chega, já está na hora de mandar de novo para a DEFA renovar. Há pessoas que chegam a ficar os 3 meses aqui sem tocar no passaporte, este está sempre na renovação. Além disso, já ocorreram casos de DEFA perder o passaporte no meio de tantos e a pessoa ficar sem recebê-lo, nesse caso, o único jeito é pedir um salvo conduto.

O salvo conduto é um documento que é emitido pela embaixada do Brasil, dizendo que você perdeu o passaporte e que pode entrar no Brasil. Se a DEFA não entregar o passaporte essa é a melhor solução, desculpem a única. Contudo tem um detalhe, o salvo conduto só pode ser usado você estiver viajando de TAAG (Linhas Aéreas de Angolanas), pois essa companhia é a única que vai de Angola direto para o Brasil e sem passaporte você não pode passar por outros países.

A TAAG é outra agonia. Para começa a empresa não emite o seu bilhete de embarque com antecedência, apenas faltando de uma semana a dez dias para o embarque. Mesmo que se tenha a passagem na mão, é preciso ficar correndo para tentar marcar a data. Para falar com a TAAG é uma complicação, na verdade toda vez que é preciso conseguir alguma coisa com algum Angolano é complicado, mas isso é outra história. Para se conseguir marcar a passagem, bem como dar tramite na DEFA, é necessário um bom despachante. O grupo de empresas para o qual trabalho tem 3 pessoas trabalhando só para isso, tamanha a dor de cabeça que é esse negócio de passagem e passaporte.

Outro grande problema da TAAG é que a qualquer momento pode chegar uma pessoa mais importante, isso também é outra história, e derrubar a sua reserva. Assim ao se vir para Angola tem que estar preparado, pois voar é apenas um dos estresses que se vai encontrar aqui.

Para que ficou curioso, há outra forma de chegar a Angola, pela TAP, Transporte Aéreos Portugueses. A Tap é mais organizada, contudo a passagem é mais cara e se passa mais tempo voando. Digamos que estou saindo de Recife para Angola pela TAAG. Primeiro pego um vôo para o Rio e em seguida para Luanda. Já pela TAP sai direto de Recife, contudo são 7 horas para Lisboa e mais 7 horas para Luanda. Do Rio para Luanda são também 7 horas, assim vir pela TAAG é bem mas rápido.

Vou te dizer, é muito estresse, mas como dizia o ditado, a Esperança é ultima que morre. Esperança bem que podia ser o nome da despachante, não é?

2 comentários:

Anônimo disse...

Antônio,
teu blog é interessantíssimo.
Pretendo ir a Angola em breve
e tenho me orientado (também)
através de teus textos.
Obrigada pelas dicas.
Elianne Carpes,
atriz e educadora
de Florianópolis/SC/
Brasil

Anônimo disse...

Somos especializados em vistos consulares e nos tramites de vistos Angola atraves do consulado em São Paulo.

www.pro-vistos.com.br