terça-feira, dezembro 19, 2006

Cabaz e o Pernil


O final de ano aqui em Angola estava caminhando para ser bem fraquinho, não iríamos comprar nem um panetone, até porque eu detesto panetone. Para a nossa sorte Sérgio ganhou na clínica Multi Perfil, onde ele trabalha, uma Cabaz.

Cabaz é uma cesta de natal que tem esse nome devido à forma como os Portugueses chamam cesta básica, bom pelo menos foi isso que o rapaz onde fui buscar me disse. Na Cabaz só produtos sofisticados, foram dois baús e mais uma caixa de papelão, fora os refrigerantes, cervejas e água tônica, uma caixa de cada. Dentre as iguarias 3 quilos de bacalhau, muitas guloseimas e chocolates importados, nozes e frutas secas e tantas conservas que não conseguira dizer. Além disso azeite, vinhos franceses e portugueses, conhaque francês, vinho do porto de 20 anos, whiskey 15 anos, dois champanhes franceses – até porque se não for francês não é champanhe, é espumante – e o melhor do Cabaz, um pernil inteiro defumado de mais ou menos 7 quilos.

Junto com o pernil um suporte de madeira e uma faca muito boa, específica para o pernil, com a qual já me cortei duas vezes, é muito afiada. Confesso que sempre tive vontade de comprar um bichão desses, do jeito que eu gosto de cozinha, apreciei cada momento desde que descobri que havíamos ganhado um.

Chegamos do Miss Angola na sexta a noite, por volta das 1:00 h manhã. No sábado pela manhã iríamos acordar bem cedo para ir pegar as Cabazes que a Advance havia comprado para presentear seus principais clientes. Apesar de ter poucas horas de sono fui brincar com o pernil. Peguei logo o meu copo oficial de vinho, um de cristal que comprei aqui. Abri um dos melhores vinhos que veio na Cabaz, um português, e fui limpar o pernil. O mais engraçado é que o pernil veio coberto por uma saco de pano. Devido ao tempo que de armazenagem, estava com mofo por cima do pano, Sérgio achou que estava estragado e me disse que ia jogar fora. Quase tenho um ataque com essa declaração. Tenho muito que ensinar a Sérgio sobre cozinha, a aula do próximo ano vai ser: Como fritar um ovo dos dois lados. O desafio é grande mas tenho certeza que chegamos lá.

Por fim foi só apreciar e tirar umas fotos para mostrar para o meu pai, adoraria que ele estivesse aqui comigo para comer o presunto. Veio estou aproveitando e pensando em você, te amo.


Nenhum comentário: