quinta-feira, julho 05, 2007

A Sopa

O transito de Luanda não é nada convidativo e como nessa etapa do projeto tenho ficado no escritório, almoçar por perto é a melhor opção. Ficar descobrindo novos lugares de preferência BB – bom e barato – tem sido um desafio.

Em uma rua ao lado da Advance encontramos uma pousada que informava servir almoços. Não sei ao certo quem foi o primeiro corajoso, mas algum dos meninos da fábrica foi lá para verificar se o negócio era bom.

O ambiente é simples e a entrada pequena. Ao cruzar uma porta de madeira se depara com uma escada que leva ao primeiro andar. Lá se encontra, logo após os degraus, uma outra porta de madeiras, daquelas com aspecto antigo. Mesas também de madeira em um ambiente simples mais limpo. Algo que chama a atenção são as janelas com jeito de coisas do passado. O restaurante que na verdade tem por finalidade servir aos hospedes da pensão passa a sensação de algo familiar.
Um garçom sempre sorridente nos atende. Chamamos esse lugar de “A Sopa”, pelo fato de antes da refeição, juntamente com o covert, ser servida uma sopa. A sopa que geralmente é de feijão com macarrão é bem saborosa e para quem está fazendo regime um almoço dos mais interessantes.

São servidos pratos do dia e sobre a mesa sempre tem um papel A4 com o menu semanal. Há sempre três pratos diariamente, sendo dois mais simples e mais um especial. A refeição mais simples é bem em conta Kz 1.100,00 e acompanha a sopa de entrada, o covert de pães com manteiga e a sobremesa que geralmente é um pudim de doce de leite muito bom.
No dia que tirei as fotos, a refeição escolhida por mim foi uma dobradinha. Comer uma dobrada tem jeito de casa e remete minha memória a dias felizes em Recife. Lembro de uma vez que fizemos um pagode lá em casa a base de caldo de dobradinha e caldo de cebola.

Como o atendimento é rápido, o ambiente é climatizado e o garçom gente boa, sempre voltamos. A sopa é um dos melhores locais para se almoçar, de forma simples e boa, próximo ao ministério das relações exteriores.

Acho que hoje vai ser sopa novamente!

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí querido... boa sorte para localizar outros lugares... diria que teve sorte em encontrar um lugar que além de ser barato, ter uma comida gostosinha e especialmente, acima de tudo, ter um atendimento simples mas cordial, isso infelizmente é muito difícil em Angola, parece que fazemos um favor quando pagamos por algum serviço angolano... É algo que os brasileiros aprenderam a fazer muito bem, encantar o cliente!
Querido, mais uma vez, muito boa sorte... hoje estou no Brasil torcendo por você, um dia estaremos almoçando juntos em Angola e compartilhando dessas dificuldades... mas em boa companhia tudo fica mais fácil! Por falar nisso, percebi que é rodeado de amigos, e isso é muito imporante! Legal, bola pra frente... vitória na sua empreitada!
Beijos...

Salucombo_Jr. disse...

ola
chegei ao teu cantinho atraves de um post no Pensar & Falar Angola, blog do qual também faço parte.
gostei de ler-te.
um abraço

Salucombo_Jr. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Carlos Carranca disse...

Spíndola:
Obrigado pelas palavras elogiosas e o meu pedido de desculpas de ter usado este post sem previamente ter pedido autorização. Mas no blog Pensar e Falar Angola 'tentamos' reunir tudo o que há sobre Angola, tal como estã descrito nos seus objectivos, facilitando assim o encontro dos assuntos.
Como não vejo um mail por aqui, pergunto-te por esta via se estás disponivel para te juntar a nós?

Abraços