segunda-feira, julho 02, 2007

Proibição da TAAG na Europa

Essa é decisão que pode influenciar em muito a vida dos Brasileiros aqui. Por não cumprir normas internacionais de segurança a TAAG está sendo impedida de voar na Europa. Ouvi falar de um problema de tradução de manuais e algo do tipo, mas tudo boato, não tenho com confirmar a informação.

Fora a TAAG as outras rotas para se chegar a Angola vindo do Brasil, que eu conheço, são por Lisboa ou pela África do Sul. Entretanto o acesso mais barato é mesmo vindo pela TAAG com o vôo que sai do Rio de Janeiro.

Atualmente a TAAG realiza 6 voos semanais para a Europa, todos para Lisboa. Com essa proibição as passagens pela TAP, a outra companhia que voa para Lisboa, vai ficar ainda mais difícil de ser marcada.

Esperar para ver o que vai acontecer.

----------------------------------------------------------

Compainha proibida da voar em espaço aéreo europeu
http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=63993

A Comissão Europeia anunciou ontem a decisão de incluir a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, na "lista negra" de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu.
Em comunicado, emitido antes do despenhamento de um Boeing da Taag na cidade do Soyo, província do Zaire, o executivo comunitário indica que o Comité de Segurança Aérea deu parecer favorável por unanimidade à quarta actualização da sua "lista negra", que, entre outras alterações, contempla uma interdição de voar em espaço aéreo à TAAG, empresa até agora com voos regulares para Lisboa.
Na sequência do parecer do Comité de Segurança Aérea, a proibição deverá entrar em vigor "nos próximos dias", aponta Bruxelas.
A "lista negra" da Comissão inclui cerca de uma centena de companhias aéreas, por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros.
A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados membros, que comunicam a Bruxelas as companhias com problemas. Numa análise profunda por especialistas após contactos com as empresas visadas, a lista é revista periodicamente, sendo possível a uma companhia sair e entrar nela, consoante o cumprimento ou não das medidas de segurança.
A entrada da TAAG na "lista negra" da União Europeia para as companhias aéreas implica a suspensão de dez voos semanais da transportadora angolana para Lisboa, informou fonte do Instituto Português da Aviação Civil (INAC).
A mesma fonte adiantou à Lusa que a interdição da TAAG, anunciada pelo Comité de Segurança Aérea da Comissão Europeia, entra em vigor a partir do momento em que a decisão for publicada no jornal oficial das comunidades, o que deverá acontecer na próxima semana.
A TAAG opera seis voos semanais de ida e volta Luanda-Lisboa.
A companhia aérea angolana opera outros dois voos semanais de ida para Lisboa, com regresso a partir de Paris e de Londres.
De acordo com o INAC, serão também suspensas as duas ligações semanais à capital portuguesa que os aviões da TAAG operam em nome da transportadora oficial são-tomense, a STP Airways.

----------------------------------------------------------

TAAG classifica acto de concorrência desleal
http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=64130

A transportadora aérea nacional TAAG descarta qualquer interdição de os seus aviões sobrevoarem no espaço europeu, ao contrário da notícia tornada pública por vários jornais portugueses durante a semana passada.
“Não foi tomada nenhuma decisão pelos órgãos da União Europeia no sentido de interditar a TAAG de sobrevoar o espaço aéreo europeu”, lê-se num comunicado enviado ontem pelo gabinete de comunicação e imagem da companhia de bandeira.
De acordo com a nota, um comité de peritos fez uma recomendação dirigida à Comissão Europeia neste sentido, mas aquele órgão só tomará uma decisão dentro de alguns dias, pelo que ninguém pode prever qual será o seu veredicto.
“A difusão precipitada da recomendação dos peritos e a exploração que se tem feito delas nos ‘media’ internacionais inscreve-se na estratégia de certos círculos de interesse que procuram afastar as com- panhias aéreas africanas do mercado mundial”, ressalta o comunicado em que a TAAG “classifica este comportamento de procedimentos de concorrência desleal, contrário à prática do comércio internacional e reserva-se o direito de responsabilizar os seus autores”.
Para os responsáveis da TAAG, que reafirmam a todos os clientes e parceiros garantias de fiabilidade, a companhia angolana dispõe da frota mais moderna em África, sendo uma das mais modernas do mundo.
“Os nossos pilotos fazem parte do grupo dos mais experientes do continente africano e aperfeiçoaram-se recentemente na Boeing, nos Estados Unidos da América. A TAAG não poupa esforços para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes”, assegura a empresa que diz não recear nada quanto às medidas de segurança.
Com efeito, a com- panhia diz-se vítima de um estado de coisas que a ultrapassa, na medida em que é apenas uma empresa comercial. Entretanto, “a nossa companhia não se deixará intimidar”, assevera a companhia.
Durante a semana finda, a imprensa europeia noticiou que a Comissão Europeia havia incluído a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, na "lista negra" de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu.
Para aquela imprensa, “o Comité de Segurança Aérea deu parecer favorável por unanimidade à quarta actualização da sua "lista negra", que, entre outras alterações, contempla uma interdição de voar em espaço aéreo à TAAG, companhia até agora com voos regulares para Lisboa”.
A "lista negra" da Comissão, de acordo com a imprensa europeia, inclui cerca de uma centena de companhias aéreas proibidas de voar no espaço aéreo europeu por não aplicarem as normas de segurança e constituírem um perigo para os passageiros. A lista é elaborada com base em contribuições nacionais dos Estados-membros, que comunicam a Bruxelas as com- panhias com problemas, e numa análise profunda por especialistas após contactos com as empresas visadas.

Nenhum comentário: