sexta-feira, julho 06, 2007

Conselhos são bons, mas viciam – Viciado no meu Pai

Eu, Veio e Lyud

Escutei de um dos meus coaches “Conselhos são bons, mas viciam”. Admito, meu Veio (pai) é o meu vício. Com certeza uma das coisas mais difíceis de Angola é não o ter tão por perto me orientando. Mesmo assim, com a distância, o Veio consegue me ajudar a encontrar o caminho certo.

Hoje porem recebi um e-mail dele e ao responder achei que minhas palavras ficariam legais no blog. Cortei algumas partes mais pessoais, mas o texto está quase na integra.

Pai, obrigado por tudo, por ser meu mentor, coach, referencia e meu melhor amigo. Te amo muito!

------

Veio

O grande benefício da internet é a comunicação e o grande prejuízo da internet é a comunicação. Sabe quando lemos um livro ou um jornal que parece que tem uma voz no fundo da cabeça falando para nos mesmos? Dessa forma nem sempre o que se diz é o que se entende e dependendo do dia em que se lê algo a entonação muda sendo mais suave, agressiva, engraçada, chata, autoritária ou subserviente.

Quando se escreve para uma pessoa com freqüência se aprende a ler os pensamentos dela. Existe uma personalidade em cada e-mail e apenas quando esse padrão muda é que consideramos uma ofensa. Seria o mesmo de todo dia ao chegar ao trabalho se dar bom dia a um colega e numa segunda-feira, que se acordou com o pé esquerdo, dizer em alto em bom som “Só se for para você”.

Aproveito para te dar algumas dicas. Existe um código de conduta não formal para internet. Nessa linha de raciocínio palavras como naum (não), vc (você), FYI (For Your Information), ABS (Abraços), []’s (Abraços), :) (Feliz), :D(Muito feliz), :* (Beijo), e por ai vai são aceitas e utilizadas como ferramentas no diálogo. Quando se escreve em letras maiúsculas como VEIO ESTOU COM SAUDADES! Para quem lê na internet significa que se está gritando. Assim se o senhor quiser dar um bronca manda algo como. SPLY VOCÊ ESTÁ FAZENDO BESTEIRA, BOTA A CABEÇA NO LUGAR.

Tudo isso que expliquei para o senhor sobre escrita na internet é para ajudar na comunicação e para que o que for escrito e transmitido seja lido, recebido e entendido pelo destino.

Valorizo muito as pessoas que tem amizades longas, mostra que ela tem capacidade de manter o objetivo a longo prazo, comprometimento e lealdade. Se a pessoa tem relacionamentos antigos mostra também que ela sabe passar pelas dificuldades e que o para ela o todo é mais que a soma das partes. Passar por dificuldades e ruídos de comunicação faz parte de todo bom relacionamento de longo prazo. O senhor é o melhor exemplo e modelo para mim nesse aspecto, na verdade posso dizer que tudo que aprendi nesse sentido é resultado da sua persistência e paciente.

Beijo grande e aguardo retorno.

3 comentários:

Anônimo disse...

Plizinho!
Imagino a felicidade q o veio vai sentir qdo ler o blog de hj!!! Ele sempre quis ouvir isso de vc!!! Bom essas coisas né??? É massa ver o aprendizado se concretizando!!! Vc tá cada dia mais maduro e eu sou cada dia mais orgulhosa de vc! E aqui, posso falar pela família toda, pois sei q esse é um sentimento uniforme q existe no coração de todos aqueles q o amam e torcem pelo seu crescimento! Parabéns por mais essa!!! Amo muito! beijo: sua Domi!!!

Anônimo disse...

SPIN, QUE LINDA ESTA MENSSAGEM!
Tu tavas inspirado! Só não compreendo essa frase: "Existe uma personalidade em cada e-mail..."? mas, no todo a comunicação atingiu o seu obejetivo. E adorei quando citas que "o todo é mais que a soma das partes" É pura gestalt, não conseguimos compreender o ser humano dividindo-o, e sim observando-o na íntegra como o ser no mundo.
Tambem, como Lyud disse a cima, é massa ver o aprendizado se concretizando como tambem, sendo divido.
UM GRANDE BEIJO :Dani

Anônimo disse...

Spin,
muito lindo o post de hj...
Fiquei realmente muito emocionada!
Imagino a felicidade q será para seu pai ler tudo isso... Penso tb na realização de Lyud e de tia Lucinha ao poderem acompanharem seu amadurecimento.
É esse o Spíndola que encanta e fascina!
Fique bem, beijo!