quinta-feira, abril 19, 2007

Como é a vida em Angola?

Recebo muitos e-mails perguntando como é a vida em Angola. Em sua maioria são pessoas pensando em vir trabalhar aqui que desejam ou já foram convidadas. A curiosidade é imensa e a primeira medida é vir à internet e digitar no google “morar Angola”. Um dos resultados da pesquisa é o blog que agora você está lendo.

Sei bem que o blog está ficando grande, bem maior do que eu pensei que ele ficaria. Já são quase 130 post e se considerássemos cada post como uma página de um livro, já dá um livro razoável. Bom, vou deixar de enrolação e vou direto a resposta do e-mail.

Viver em Angola, durante a semana é igual ao Brasil. Casa, trabalho, almoço, trabalho, casa. O meu conselho é entrar em alguma atividade extra-trabalho durante a semana, tipo um curso de inglês ou uma academia. Interagir com os Angolanos é muito importante, fazer contatos, conhecer pessoas e conquistar novos amigos é a melhor forma de se viver, pois mesmo no Brasil é possível se isolar e viver só e triste. A solidão aqui em Angola se potencializa, a distância dos amigos, da família, da cultura, do que se está familiarizado é um grande desafio. Nos finais de semana é mais complicado, não tem muito que fazer e mesmo passear pela cidade é complicado.

O transporte público, justificando a dificuldade de andar durante os finais de semana, é muito complicado e não funciona para estrangeiros, assim, não conte com ele. Para se locomover pela cidade apenas com o carro da empresa. Como o carro é da empresa é preciso dividir com outras pessoas e nessa hora saber negociar e conciliar os interesses é importante.

A segurança não é um problema, principalmente para que vive no Brasil. Aqui não há roubos de carro ou seqüestro. Batedores de carteira têm em todo lugar e recomendo um cuidado maior ao sair à noite. Fora isso é bem tranqüilo.

A comunicação é um estresse, caro e ruim. Ligar para o Brasil pelo celular tem um custo alto e aqui só existe celular pós-pago. O jeito é apelar para o Skype (www.skype.com) ou Vono (www.vono.net.br), infelizmente a internet em Angola é bem ruim, sem falar no suporte, esse sim dá vontade de morrer. A internet quando tem, é irregular e cara. Quando chove o celular não funciona, mas apesar de tudo, dá para falar com o Brasil e matar um pouco da saudade. A comunicação é ruim, mas dá para passar.

Os custos de se morar aqui são diferentes do Brasil, normalmente a empresa paga tudo, com isso o salário é todo economizado e ai é que está a grande vantagem financeira de vir para Angola. Uma boa negociação com a empresa é importante para se viver bem em Angola e mais ainda estar satisfeito com o que se ganha.

Um grande risco é a queda do dólar que faz com que o salário aqui, que é pago em dólares, fique cada dia mais desvalorizado.

Minha opinião, vale muito a pena vir para Angola.

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Spin,,,
ler seu blog é cultura, viu???
Olha, gosto não qdo vc n entra no MSN... Oxe, oxe! Estou mal acostumada!!!eheheheheh...
Bjão

Michéllè Motta disse...

Seu blog está sendo de grande valia. Eu e meu marido estamos indo pra Luanda e com certeza vc nos deixa bem informados. aqui vc comenta sobre um curso de ingles. É o que tb tenciono fazer. Vou morar em Luanda Sul. Podes me indicar alguma escola nos arredores? Abraço Michelle

Anônimo disse...

por favor qnto ganha um médico (estrangeiro) ai em angola ??? ( em dolares )

REGINALDO

Anônimo disse...

por favor qnto ganha um médico (estrangeiro) ai em angola ??? ( em dolares )


REGINALDO (regismed@yahoo.com.br)

Thais Madueño disse...

Olá!
Nossa adorei seu blog, parabéns!
Recebi uma proposta de ir para Angola e estou pensando. Gostaria de saber se para um mulher branca brasileira é seguro ir para Angola sozinha? Você acha que depois de algum tempo é fácil eu conseguir um emprego para meu mario por ai?
Se eu for mesmo para Luanda, podemos ser amigos?? Tenho meod de ficar muito sozinha. Minha empresa ofereceu o seguinte, 6 semanas de trabalho na Angola e 2 de férias no Brasil, sempre assim, você acha que isto é uma boa?
Bem espero poder manter contato.
Um abraço
Thais

adry silva disse...

oi vc tem msn to pesguisando sobre a angola...

Bethina disse...

Oi, moro em angola há 1 ano e 5 meses... posso ajudar? www.twitter.com/bethinagava

Unknown disse...

Adorei seu texto sobre Angola. To pensando em ir, mas vou pensar bem nas suas dicas antes de deicdir!
Quem sabe não nos conheceremos caso eu vá?!

Unknown disse...

Adorei seu texto sobre Angola. Faz refletir com sensatez antes de decidir. Vou pensar nisso!