segunda-feira, abril 09, 2007

6 meses em Angola

Hoje dia 09/04 fez exatamente 6 meses do dia em que coloquei o meu pé em solo Angolano. Muitas descobertas, novidades, reflexões, novos amigos e grandes desafios. Com certeza lições que venho aprendendo e vivendo.

Descobertas:
A pia da cozinha sempre pode ficar pior. Impressionante como eu e Sérgio, meu amigo que divide o apartamento comigo, conseguimos deixar a pia da cozinha depois do final de semana. Juro, dá medo. Esse final de semana parece que nos superamos, para piorar o encanamento está uma droga e o vazamento está me matando, pense num cheiro ruim.

Existem mais tipos de barata do que se possa imaginar. Antes achava, mas agora tenho certeza, pensei que a casa fosse minha, mas na verdade é das baratas. Impressionante como elas se multiplicam e nos não conseguimos dar um fim nelas, parece piada. Não há remédio no mundo que dê jeito nessas danadas, bom, vai ver que a primeira descoberta, a da pia, influencia esse resultado....

Descobri que consigo me virar sozinho longe de casa, claro que minha mãe faz muita falta, mas até que é bem legal morar sozinho. Responsabilidade e liberdade duas palavras ótimas, estou gostando.

Novidades:
Reatei antigas amizades. Pessoas queridas que ao saberem que estou fora me escreveram e aos poucos temos nos comunicado. Além disso, as pessoas que aparecem nessa minha vida, tanto os Brasileiros como os estrangeiros. As pessoas que vem para trabalhar um tempo e que fazem parte de um pedaço da minha vida. Conheci pessoas de todo mundo e esse é um dos melhores aspectos de se morar em Angola. Pessoas interessantes que tem sempre algo a acrescentar, das mais diversas nacionalidades. Pessoas que tem trabalhos interessantes e uma grande bagagem, além das histórias de cada um.

Reflexões:
Aprender a viver bem comigo mesmo, valorizar o tempo e as pessoas que amo. Minha família e amigos que viraram família. Relacionamentos e os erros, aprender com eles, com cada atitude. Paciência, saber lidar com conflitos, conviver com pessoas diferentes, mais paciência. A minha felicidade nunca dependeu tanto de mim, sei agora que se eu não procurar, ela não vai me achar. Ou melhor, ela pode me achar, mas é melhor ter-la sempre ao meu lado.

Ficar sozinho é muito triste, então sair de casa é o melhor remédio. Prestar atenção ao dia a dia e inventar sempre uma novidade. Entrar numa academia, fazer curso de inglês, responder e-mails, ir ao um lugar que nunca fui, dormir menos. Ajudar, ser solicito, escutar e ser sempre correto, mas não bobo. Agregar valor a pessoa que sou, tornar-me mais interessante.

Grandes desafios:
Encontrar a minha felicidade agora e sempre. Ter sempre coragem para vencer os desafios e principalmente aceita-los. Com certeza o maior desafio, tomar as decisões certas para os próximos anos.



Angola tem sido uma viagem bem maior que transpor um oceano, tem sido uma viagem de auto-descobrimento à pessoa que é Spíndola.

Que venham os próximos 6 meses.

Posted by Picasa

11 comentários:

Gloria disse...

Dica de dona de casa contra as baratas... Há um produto aqui no Brasil chamado Strike Gel. Quando vc vier passear por aqui leve uns tubinhos. Basta por pequenas gotas em locais estratégicos e elas somem por semanas. Bjs e boa sorte em se livrar delas - ODEIO baratas!!
Gloria

Anônimo disse...

LIndo post! saudade de passar por aqui! mas é q ando sem tempo mesmo! Grande beijo pra vc e torço por seu sucesso!

Anônimo disse...

Oi Antonio! Achei seu blog super-interessante e gostaria de divulgí-lo. Além do link no meu blog pessoal (www.farofananeve.blogger.com.br)
vou copiar um post daqui no meu outro blog "Sem Ralo":
(www.semralo.blogspot.com)
que é formado por coletaneas de posts de brasileiros que moram no exterior e tem como fio condutor a falta de ralo.
Se v. tiver algo em contrario, me avise!
Abraço e boa sorte!

Unknown disse...

Caraca Spíndola......vc declarou seus 6 meses exatamente como relato os meus 2 meses aqui em Luanda......É de impressionar como as coisas que acontece aqui com um é quase q identica para o outro.
SEM MAIS COMENTÁRIOS.....rsrsrsrs
Mtoooooo legal!!!!!!
- faço das suas palavras a minhas- Que venham mais 2 meses-

Anônimo disse...

Olá Spíndola...bom saber as coisas estão a cada dia melhorando.....tenho tentado ir morar em Angola a muito tempo e muitas são as barreiras. a principal e conseguir quem me de a orientação. Sou produtora cultural e Adminitradora e desenvolvo trabalho em ONG's e gostaria de trabalhar com cultura aí...vc acha difícil....? Se tiver uma dica vc pode me dar? Abraços

Anônimo disse...

ola spindola sou angolano vivo na europa e gostei de ler o teu blog que tenha uma boa estancia em angola

Arraz disse...

Sou brasileiro e estou querendo ir morar em Angola, pois esta sendo um país em desenvolvimento pós-guerra, será q podemos manter contato...abraços....

Ronaldo Nunes Siqueira Campos disse...

Olá Spindola. Está quase pronta a minha ida para a Angola. Estou sendo contratado pela Odebrecht para trabalhar em Luanda. Sei bem o que é morar fora do Brasil pois já estive por varias vezes nos EUA a trabalho. Sei que vai ser muito diferente morar e trabalhar na Africa, mas estou super entusiasmado com a idéia.
Procurando informações na internet encontrei o seu blog em uma comunidade no Orkut sobre brasileiros em Luanda. Este post é o que eu sempre senti ao estar fora do Brasil e vc está certo quando diz que é preciso ter coragem para aceitar desafios e aceitá-los. É isso mesmo. A Felicidade nao está presa oa que fazem com você e sim ao o que vocÊ faz com as coisas que acontecem com voce.
Chegando aí quero lhe conhecer pessoalmente. Nem sei ainda onde vou morar, parece que em Luanda Sul e tomara que seja aí em Belas.

Um abraço.

Prá divertir um pouco visite meu blog http://ronaldocampos.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá, Spindola.
Meu caro, estava pensando em morar em Angola...não sei se em Luanda...agora fiquei pensativo. Sou da área de RH.Moro em Campinas SP. uma boa cidade para morar e trabalhar. Prestastes um grande favor para mim através dos teus relatos. Vou pensar.
Antonio

Anônimo disse...

Olá Spindola
Estava louca para ir trabalhar em Angola organizando eventos corporativos, sociais, culturais, tudo, mas depois que soube das baratas..... desistí. Tenho um enorme pavor de baratas, principalmente as voadoras e não saberia viver num local infestado delas. Obrigada pela dica. Bjs!

Cida Mauro disse...

Olá, encontrei seu Blog, tenho um família amiga que já deve ter chegado em Angola.
Ainda não mantivemos contato e fiquei curiosa para saber como é a moradia aí para pessoas de órgão de governo. Será que vai ter baratas rs rs ...agora fiquei com pena da minha amiga.
Soube desse shopping Bellas, já foi inaugurado?
Como é a vida,no que tange ao entretenimento? Sei que é um pais em construção mas gostaria de saber sobre as residências melhoradas, existem?
Você gosta daí? Tenho outra amiga que viaja e dá cursos aí me disse que são casas todas iguais .... e que o carro para andar leva um tempão por causa dos buracos na rua .... é muito ruim? Ou tem ruas já arrumadas? E o clima? A Tv pega programas do Brasil? A internet funciona bem?
Quase não tem fotos na Internet ....
Abraços e boa sorte, vou ler sempre seu blog e quando quiser notícias do Brasil ou bater papo vai ser um prazer.
Cida