segunda-feira, setembro 22, 2008

Orgulho Negro

 
Crianças Angolanas - Província de Namibe


Há um modo de agir deferente, um olhar vitorioso, a certeza de simplesmente ser e estar feliz com isso. Existe mesmo em cada Angolano que conheço o orgulho de ser NEGRO.

Se em alguns países como África do Sul as pessoas tem problemas por serem negras, aqui isso é motivo de muita satisfação. É difícil explicar porque isso acontece, para mim, que sou uma mistura como todo Brasileiro, entender esse sentimento não pertence a minha essência. Da mesma forma nunca me senti humilhado por ser “branco”.

Perguntei-me: O que é ser negro? Do ponto de vista de um “misturado” como eu, acredito que ser negro é ser persistente. Depois de tantos anos de escravidão, Apartheid, Nazismo, Luther King e outros, a certeza de continuar aqui. Por outro lado, também há perguntas que sempre me ocorrem: Se a África é o berço da civilização, logo os primeiros habitantes, porque os negros não dominam o mundo? O que se vê é que tem muito mais brancos à frente das empresas e dos grandes cargos. Um exemplo disso é a fórmula 1, só agora um negro entrou na categoria. Outro são os governos, a exceção da África, onde mais os negros comandam os governos? Qual país governado por negros é um exemplo de evolução econômica e tecnológica? Essas perguntas eu não sei responder.

A verdade é que todo tipo de racismo é pura besteira, seja contra negros, seja contra nordestinos, mulheres, pobres, ricos, fracos, etc. o que vale mesmo é que somos todos seres humanos.
Posted by Picasa

3 comentários:

Eduardo Silva disse...

Oi, Antônio. Ótimo o seu blog, muito informativo.

Pretendo conhecer Angola no próximo ano. Além de Luanda, qual lugar vc me recomendaria?

E sobre as minas, ainda há muito perigo?

Abraço,

Eduardo Silva
ecos14@gmail.com

Anônimo disse...

...angolano na diaspora!
Sempre q psso dou uma olhada neste blog d uma pssoa percistente trabalhadora e sonhadora.distnt de suas raizes. Parabens!!!
orgulho em ser negro! Sim, avolta do mundo percorre este orgulho ms nao ha maior orgulho triunfante pelo q sinto ser Humano. humanidade 'e apenas uma raca!!! nos diferimos d uma pedra pork falams respirams e racioncinamos... me deparo com mtos actos racistas aqui na europa que ainda assim me surpreendo. estive no Brasil julho passado e algmas dose nao foram diferente, chorei... se lagrimas fossem amor ningm iria sofrer!!! obrigado por seres o q es. Deus te guarde e mta forca

Lidia Maria de Melo disse...

Somos todos da raça humana!
Um abraço