quarta-feira, setembro 27, 2006

Vacinas

Por lei antes de realizar uma viagem internacional é obrigatório se imunizar pelos menos da Febre Amarela. Com isso em mente, logo que acabei de retirar meu passaporte, me encaminhei a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) - http://www.anvisa.gov.br/ - no próprio aeroporto e fui tomar a vacina. A dose é gratuita, mas chegando ao local fui imunizado, também gratuitamente, contra a Febre Amarela, Poliomielite e Tríplice (caxumba, sarampo e catapora). Fui super bem atendido e o processo não durou mais do que uns 15 minutos e algumas furadas nos braços.

Aproveite que já estava todo furado e perguntei se poderia estar tomando outras vacinas. Fui informado que seria interessante tomar as de Hepatite B e Tétano. Pergunte se eles me indicavam um local para tomar e as pessoas da Anvisa foram muito profissionais e me disseram que não poderiam me indicar um local pelo nome. Fiquei sabendo, entretanto que havia um posto próximo ao Imip (Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira) – http://www.imip.org.br/ - que seria possível tomar as vacinas de graça. Esse local que agora não recordo o nome fica em frente ao mercado da Boa Vista. Bom, lá fui eu. Chegando lá descobri que seria possível tomar a vacina em outros locais, o primeiro lá mesmo, o segundo no COA-AIDS, próximo ao cemitério de Santo Amaro, e o terceiro próximo a Ilha do Retiro em um posto chamado Lessa de Andrade.

Decidi ir ao Lessa de Andrade. Chegando lá, mais uma vez fui bem atendido e consegui tomar as vacinas contra Tétano e Hepatite B. Fiquei bastante aliviado apesar de saber que para essas duas vacinas vou ter que tomar uns reforços quando voltar a Recife. As duas necessitam três doses para que surtam o efeito imunizador esperado.

Mas nem tudo são flores, e como era esperado, e me foi comunicado nos postos de saúde, um efeito as doses poderia ocorre. Estou escrevendo de casa agora, bem perto da cama, porque me corpo doi todo, meu olho está ardendo e cheguei mesmo a ter febre ontem. Resultado, cama e muito dengo da minha mãe que não para de falar que está com saudades.

Policlínica Lessa de Andrade
Endereço: Estrada dos Remédios, 2416 - Madalena
Fone: 3228 3387/ 3227 1622

Centro de Orientação e Acompanhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis/COA-AIDS
Rua Marquês do Pombal, 115 - Santo amaro
Fone: 3221.9100

Nenhum comentário: