quarta-feira, janeiro 31, 2007

Angolano não sabe fazer feijoada

Oh saudade da terrinha! Quando ouvi no restaurante que havia feijoada no cardápio, não pensei duas vezes. Era hora de tirar a barriga da miséria e matar a vontade de estar em casa. Vale colocar que a comida aqui em Angola não é boa. Muito pouco tempero e muita gordura e sal. Uma comida pesada onde uma panela de feijão é feita com dois litros de azeite de dendê.

Minha imaginação foi longe, pensando no paio. Com um pouco de sorte viria até um pedacinho de carne de charque, saudade danada da charque com cebola e macaxeira lá de casa.

Pense numa decepção, a feijoada era tudo, menos feijoada. Um pedaço com osso de galinha... Quem já viu galinha na feijoada? Feijão branco, repolho, cenoura, couve, salsão e muito do danado do azeite de dendê. Resumindo, uma droga. Para comer bem aqui em Angola só pagando caro ou fazendo você mesmo. Melhor esperar até a próxima volta para casa.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Angola evoluindo no capitalismo

Características socialistas são encontradas em Angola. Nada mais natural, o principal partido, MPLA, teve forte apoio de Cuba e da antiga Rússia. Medidas protecionistas para com as micro e pequenas empresas são claras. Sito o fato de apenas Angolanos poderem abrir pequenos negócios. Alem disso em alguns lugares há diferença de preços para Angolanos e estrangeiros, de forma informal, mas existe. Apesar disso o país se prepara para o capitalismo e para a abertura de mercado.

A noticia de hoje do jornal demonstra a vontade do país em se tornar competitivo e sério. Que instituição poderia sintetizar melhor o capitalismo e o livre comercio que uma bolsa de valores. Angola se prepara para um início de comercialização com mercado de capitais. A abertura do capital da empresa significa muito mais do que simplesmente possibilitar a qualquer pessoa possuir parte do patrimônio, significa uma maior transparência nas transações comerciais e principalmente financeiras.

No Brasil inicia-se um movimento da classe média e dos pequenos investidores a procura do mercado de capitais, devido principalmente a baixa inflação, a estabilização do câmbio e a baixa dos juros base da economia. Esse tipo de investimento, que permite maiores ganhos também impõem um maior risco, assim como nos EUA vai se tornando familiar das pessoas normais e não apenas aos grandes investidores e especuladores.

Ainda é cedo para que uma pessoal como eu venha a pensar em investir no mercado de capitais de Angola, contudo, já é um primeiro passo. Para quem gosta de investimentos em ações, assim como eu, é uma ótima forma de ver a montagem de um mercado aberto. Mais ainda fazer um paralelo do Brasil com os EUA ou Inglaterra onde o mercado de capitais já estava maduro na época em que no Brasil começávamos a dar os primeiros passos.

Abaixo a matéria e o link que fala sobre a abertura nesse ano da BVDA - Bolsa de Valores Derivativos de Angola.



Economia ganha nova dinâmica com a criação do mercado de capitais
http://www.angolaacontece.com/full.php?id=793


A Comissão de Mercado de Capitais (CMC) é uma entidade de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira, criada pelo Decreto 9/05 de 18 de Março de 2005 e que visa dentre outras missões, a promoção do mercado de capitais (onde releva a criação da BVDA - Bolsa de Valores e Derivativos de Angola, e do IFMC - Instituto de Formação do Mercado de Capitais) bem como a regulação, supervisão e fiscalização do mercado e de todos seus agentes.

Com a abertura prevista para este ano, a Bolsa de Valores e Derivativos de Angola (BVDA) conta já com 27 subscritores e um montante de 7 milhões e 710 mil dólares para a sua constituição. Entre os subscritores constam a Sonangol, a Endiama, a Ensa, FDES, BPC, BIC, BFA, BAI, Grupo António Mosquito, Sistec e Chicoil.

A bolsa de Luanda deverá estar em funcionamento perto do final do ano e é instrumento para acelerar privatizações de empresas angolanas. Angola está perto de contar com uma praça financeira moderna.

Com vista a promoção da BVDA, a Comissão de Mercado de Capitais (CMC) realiza em Luanda um fórum sobre mercado de capitais, iniciativa que visa congregar especialistas das principais bolsas mundiais, de forma a serem analisadas aspectos ligados a fiscalização do mercado de capitais, as seguradoras e os fundos de pensões como investimentos, intermediação financeira, a tributação das sociedades comerciais abertas, entre outras.

O evento conta com a presença de presidentes de bancos comerciais americanos, especialistas internacionais em montagens de bolsa de valores, administradores da Euronext, o director da Bolsa de Joanesburgo, o antigo presidente da Bolsa de Valores de São Paulo e representantes dos institutos de certificação profissional da América Latina.

Na mensagem de abertura do fórum o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, enalteceu a criação da mesma, realçando que "depois de um longo e cuidadoso processo de preparação, estão finalmente criadas as condições jurídicas, legais, materiais e orçamentais para o próximo arranque, em Angola, de um mercado de capitais moderno e sofisticado". Realçou igualmente que o mercado de capitais, cujo objectivo é o financiamento da economia enquanto ferramenta complementar ao orçamento público e ao sistema de crédito, "permitirá elevar a economia do país aos mais altos padrões de excelência e de competitividade, tanto a nível regional como continental".

O ministro-adjunto do Primeiro-ministro, Aguinaldo Jaime, considerou por seu turno, que a economia real do país ganhará uma nova dinâmica, com a criação do mercado de capitais em Angola. O governante defendeu que os sectores que impedem o amplo crescimento da economia, sobretudo nas áreas não liberais, vão desaparecer a partir do momento em que o sistema financeiro se tornar moderno, credível e diversificado. Por outro, considerou que a estabilidade económica é a premissa fundamental para a existência de um sistema financeiro moderno e credível, razão pela qual o executivo angolano tem estado a adoptar políticas, tendentes a estabilidade da moeda e a consequente redução da inflação. O sucesso do mercado de capitais do país, vai depender, em grande medida, da transparência dos balanços financeiros das empresas e do sistema de regulação do mercado, devido a dinâmica que se insere neste tipo de actividade, defendeu o presidente da Associação Fiscal de Angola, Rui Cruz, quando falava sobre a “Tributação dos rendimentos das sociedades abertas e o mercado de capitais”.

De acordo com Rui Cruz, se as informações financeiras fornecidas pelas empresas se mostrarem pouco fiáveis e os sistemas de fiscalização se configurarem ineficientes perante o quadro que se pretende criar, então, a garantia de seriedade dos investidores estará comprometida, o mercado perdera peso e as coisas sairão ao contrário. "Uma das garantias do mercado de capitais é a fiabilidade da informação financeira das empresas. Este pressuposto garante credibilidade e reconhecimento dos operadores económicos envolvidos no mercado", referiu o interlocutor, referenciando que, apesar de existirem ainda várias condicionantes, o país está em condições de dar os primeiros passos nesta matéria.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Saudades do amor que não tenho

A peça com Miguel Falabella, Submarino, foi realmente incrível. Como eu disse em um post anterior eu já havia visto, mas como um bom livro, dependendo de que fase da vida que estamos à história tem um outro significado ou nos toca de forma diferente. O resultado é que saí da peça extasiado, emocionado e feliz da vida. Para fechar a noite fomos ao Bob´s e ficamos eu Sérgio e Cris conversando até uma da manhã.

A peça fala sobre a vida de um casal, com certeza são a alma gemia um do outro, que durante a vida se juntam e se separam várias vezes. As conquistas, a rotina, a saudade, distância, vida profissional e desafios, são retratados como se estivéssemos vendo a nossa própria vida passando diante dos olhos. Coisas como as besteiras que as mulheres fazem em relacionamentos e a insensibilidade masculina, retratadas de uma forma tão verdadeira e real, que nos fazem morrer de rir lembrando de situações que passamos em nossa vida.

Um dos pontos fortes da peça é quando a mulher do casal, Teresa Guilherme, viaja e vai a procura da realização profissional, deixando para trás o seu amor. Ela vai a busca da felicidade onde acha que vai encontrá-la. Nesse momento é impossível para nos Brasileiros não pensarmos nas pessoas que deixamos no Brasil. Quer seja uma mulher que realmente existe ou mesmo uma que não existe, haja vista que não deixei ninguém no Brasil, é impossível não refletir sobre se realmente estamos fazendo a coisa certa. O bom é que no fim tudo acaba bem e nos deixa com a sensação que em nossas vidas também vai ser assim.

Falabella melhorou muito na peça principalmente com relação a sua parceira, Teresa, parece que há um química melhor entre eles do que na versão com a Marisa Ort.

As saudades do amor que não tenho, foi durante todo final de semana o tema dos meus suspiros e olhares para o teto. Para completar um especial de Tom Jobim domingo à noite e um CD de Maria Rita que achei, estou me sentido o próprio romântico.

Estou pensando em voltar a tocar um instrumento, acho que vou comprar um violão. Estudei alguns anos músicas, está na hora de desenferrujar.

sábado, janeiro 27, 2007

Nunca mais eu bebo ontem!

Tenho certeza, só pode ser castigo. Lembro dos meu tempos de São João em Caruaru com meu primo Carlos André. Eu e o negão tomávamos vários caldinhos acompanhados de uma lapadinha de aguardente. Tomávamos todas, no outro dia até que tinha uma ressaca, mas nada demais se comparado com a farra do dia anterior.

Ontem jantei tomando uma garrafa de vinho, um Espanhol “Finca Del Mar”, muito bom por sinal. O cardápio, um peixinho feito na manteiga com aspargos e umas cebolinhas, tendo como acompanhamento uns legumes que comprei no Shoprite. A noite prometia eu iria para um churrasco da turma da Jupter. Eu nunca havia ido ao churrasco, apesar de já ter sido chamado várias vezes, dessa vez eu não faltaria.

O churrasco foi massa, muitos Brasileiros, uma festa Brasileira, me senti em casa, sinceramente não sei porque não havia ido antes para esse negócio. Com certeza sexta que vem irei novamente. É muito bom em uma terra estranha estar envolvido, mesmo que não conhecendo todas as pessoas, por uma turma com a mesma cultura e mesmo jeito.

No churras, como as meninas chamam, conheci uma turma nova, isso é muito bom, novos amigos. Conheci também a mãe de Silvinha que está de férias visitando a filha. Silvinha já está aqui a uns 3 anos, acho que a mãe dela morria de curiosidade em saber como é Angola.

Na festa continuei tomando vinho, mas não mais que 3 cálices. Quando acordei hoje pela manhã, morrendo de calor porque meu ar condicionando ainda está quebrado, a tal da ressaca estava lá firme e forte. Eu não entendo nem bebi tanto assim, na verdade uma garrafa e meia de vinho a noite toda. Infelizmente foi mais do que suficiente para me deixar mal.

Assim sendo, deixo aqui documentada a minha promessa. NUNCA MAIS EU BEBO ONTEM!

quinta-feira, janeiro 25, 2007

O que é felicidade? - Reflexão

Estive a pensar sobre o que é felicidade, esse bem que passamos toda vida a procura, desejando e por vezes até temos. Esse bem tão querido varia de pessoa, algumas tem mais outras tem menos. Sempre norteamos nossas ações na tentativa de conseguir mais felicidade, por mais tempo. De certa forma acumulamos felicidade, pois as lembranças também nos fazem felizes, assim quanto mais felizes mais felizes seremos.

Meu pai certa vez disse: A felicidade e a tristeza são sentimentos absolutos. Quanto estamos tristes esquecemos de todos os momentos felizes, da mesma forma quando estamos felizes esquecemos todos os momentos tristes.

Uma das coisas mais interessantes da felicidade é o fato que temos o impulso e o desejo de compartilhar a felicidade com as pessoas que gostamos, que amamos. É como se déssemos consciente ou inconscientemente um presente, o melhor presente que podemos proporcionar.

Felicidade é a sensação que pode ser causada ou pode acontecer espontaneamente deixando uma sensação de bem estar. É um momento pelo qual passamos todos dos dias procurando repetir e mantê-lo o maior tempo possível presente. Pode ocorrer por uma ação de sucesso, uma notícia, uma lembrança, a presença de alguém ou simplesmente porque tudo está bem ou ainda porque nada está mal. A felicidade é o que nos move sempre para frente, pois buscando por ela ou estando com ela temos a certeza que a vida vale a pena.

Lembro de muitos momentos felizes da minha vida, vou colocar alguns abaixo, pois isso me deixa muito feliz.

- Minha mãe deitada na minha cama para me acordar ou quando ela acabou de acordar
- As conversas e conselhos do meu pai (o Veio)
- Fazer coisas, as mais diversas, com minha irmã
- A companhia dos três acima, um de cada vez ou ao mesmo tempo, quando todos estão bem
- Saber que minha família existe que eles me amam
- A união com minha irmã
- Cortar a árvore com meu irmão
- Ouvir Manoel dizendo quem sente orgulho de mim
- Ter a certeza que Dayse é um anjo da guarda que me ajuda
- Conversar com meu avô Sr. Spíndola sobre mulher
- Tocar pagode com o meu cumpade Lion
- Sair com Banana na época da faculdade
- Reunir Lion, Banana e Guaiamum
- Conversar com CZR
- Ir ao Bode com a turma da MV
- Fazer novos amigos como o Kamba
- Uma noite incrível com Andréa na praia dos Carneiros
- Passar a noite junto com Diane e acordar as 5:00 da manhã para ir para casa
- Ter conseguido finalmente namorar Daniela
- Acampar em Pipa com Natalie
- Ficar abraçado no parque do Ibirapuera com Mariana
- Ser surpreendido em casa por Lívia, com minha irmã e minha mãe feliz por ela estar ali
- Conversar com Guga na porta da casa dele
- Conta histórias
- Tocar um pagode com Lion, Guaiamum e Tapioca
- Conversar com Valéria no banco da faculdade
- Ser contratado a primeira vez como funcionário e não mais como estagiário
- Ter a segurança que não estou devendo no banco e que tem uma graninha sobrando
- Tomar uma grande no bar da UNE dia de sexta com Lion, Guaiamum e Banana
- Cozinhar
- Momentos mágicos no trabalho em que estou tão envolvido que o tempo parece parar
- Estudar e ler
- Me sentir disposto
- Tocar uma música
- Estar acompanhado de muitas pessoas que gosto e que me sinto a vontade
- Fazer coisas novas
- Conhecer o que eu não conheço
- Fazer algo morrendo de medo, mas conseguir fazer
- Manter minha mente ocupada pensando em algo
- Me destacar
- Conquistar uma garota nova e mais ainda me apaixonar
- Correr na avenida Boa Viagem ouvindo música
- Emagrecer rápido
- Aprender

Estou adorando lembrar disso, mas tenho tantos momentos felizes que não conseguiria mesmo que quisesse lembrar de todos.

Estou em Angola procurando a felicidade. Se as vezes não sou tão feliz aqui, me apoio que na idéia que serei mais feliz mais na frente.

Ser feliz, a tal felicidade é tudo o que eu quero para mim.

Um velho sonho realizo ao trabalhar no exterior

Tenho aprendido no dia a dia o que há de bom e ruim em estar fora de casa. Afirmo que não estou arrependido, muito pelo contrário, estou satisfeito e feliz com o trabalho e tudo que essa nova etapa da minha vida tem me proporcionado. Contudo quem pensa que morar fora é um mar de rosas se engana.

Navegando pela web em um dos sites que gosto de ler, encontrei uma matéria muito pertinente e que gostaria de mostrar. Aos interessados em não apenas vir para Angola como também em morar fora do Brasil abaixo a matéria.

Trabalho no exterior: alguns cuidados poderão aumentar suas chances de sucesso

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?path=/suasfinancas/&codigo=304918

Por: Waldeli Azevedo

23/01/07 - 10h42

InfoMoney

SÃO PAULO - Há tempos você vem sentindo que as coisas no campo profissional não acontecem como você sempre sonhou: faltam oportunidades de crescimento e você não consegue ver realização em nada do que faz.

Neste caso, sua decisão está tomada: buscará a realização dos seus sonhos no exterior. Mas...será que na prática isto funciona de verdade?

Planejamento: base da decisão

Decidir algo por impulso, sem muito planejamento, não costuma funcionar muito bem, ainda mais numa situação como esta. Se você não tem alcançado muito êxito por aqui, onde tem batalhado muito, conhece muitos lugares e pessoas e consegue se comunicar perfeitamente, o que dirá lá fora?

Justamente por este motivo, é preciso planejar. A primeira coisa a ser feita é responder a essa pergunta básica: enfim, qual a sua necessidade? Aprender um idioma, arrumar um emprego, adquirir experiência, conhecer alguém e se casar.

Emocionalmente, você está bem? Lembre-se que se você não estiver em equilíbrio, não será mudando de país que sua realidade irá melhorar. Portanto não parta para esta nova empreitada acreditando que representará a solução para todos os seus problemas. Pelo contrário, prepare-se para encarar os muitos obstáculos que surgirão.

Para onde você quer ir?

Passada a euforia da idéia e já com o seu objetivo em mente, escolha o melhor país para você realizar seu sonho. Leve em consideração os hábitos locais, a realidade sócio-econômica e que estrutura você terá por lá.

Ainda neste assunto, você precisará de um apoio profissional para estruturar sua viagem. Muito cuidado com as empresas que oferecem emprego fácil no exterior. Procure consultar outras pessoas que já passaram pela experiëncia, e opte por indicação. A chance de você se enganar reduz bastante se você agir assim.

Tenha muita cautela ao pesquisar agências pela internet. Existem várias, e ficará difícil conhecê-las pela rede, ao ponto de confiar seu futuro desta forma. Quanto mais segurança puder conquistar, melhor o resultado da realização do seu sonho.

Muitas vezes, a pessoa só percebe que foi vítima de um golpe quando já está no país de destino, e aí é tarde demais. Portanto garanta-se por aqui. No caso de conseguir mesmo um trabalho no exterior, procure apurar todas as informações possíveis sobre a empresa. Preste muita atenção a todas as especificações constantes no contrato de trabalho.

Aos interessados, o ministério das Relações Exteriores possui em seu site informações importantes para brasileiros que pretendem trabalhar no exterior.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Miguel Falabella em Angola. Alguém lá de cima ouviu as minhas preces.

É com muita felicidade que fui convidado para uma peça de teatro aqui em Angola. Além de ser um programa para o final de semana, o que é raro, ainda é um programa muito bom, não to nem acreditando. Alguém lá de cima ouviu as minhas preces.

Acredito já ter visto essa peça durante uma passagem por São Paulo. Na ocasião namorava uma menina chamada Mariana, aquele foi com certeza um dos melhores feriados da minha vida. Além da peça conheci o parque do Ibirapuera, realmente foram dias inesquecíveis.

A peça vai acontecer no espaço Chá de Caxinte, no próximo sábado, 27/01/2006, as 20:00 h. Fica perto do INLS, as vezes almoço lá.

Resenha:

A comédia teatral “O Submarino” conta a história de um casal moderno e as suas dificuldades de relacionamento.

Usando e abusando do humor, os autores traçam um quadro divertido, emocionante e mordaz sobre a impossibilidade de se manter um casamento ou de se viver sozinho numa grande cidade, no principio deste novo milénio. Esta comédia romântica é uma viagem pela vida, pelas diferentes crises da idade e paralelamente as crises que se vão vivendo numa relação a dois.

César, interpretado por Miguel Falabella, é corretor da bolsa de valores e Rita, interpretada por Teresa Guilherme, é bibliotecária. O casamento atravessa inevitáveis altos e baixos e eles contabilizam as próprias separações e os eternos reencontros. O casamento é como um submarino: Até flutua, mas foi feito para afundar . Uma frase da peça que sintetiza de uma forma brilhante o espírito desta extraordinária comédia romântica. São as farpas e as ironias sobre o casamento nos dias de hoje.

terça-feira, janeiro 23, 2007

PAC - Pacote de Aceleração do Crescimento

O assunto do dia no Brasil é o tão esperado pacote de aceleração do crescimento. Apesar de estar em Angola, a vida na terrinha é o que me chama atenção. Adoraria viver no Brasil e exportar resultado do meu trabalho, ganhar bem e morar ai. Infelizmente a realidade é que com o meu salário em Recife, que não era ruim se comparado com os dos meus amigos, mal dava para pagar as contas e eu vivia pendurado. A solução, do ponto de vista financeiro, vir para Angola. Claro que outras coisas me fizeram vir para cá, até mais importantes que a grana, cito o crescimento profissional e a realização de trabalhar fora do país, contudo bom mesmo é o Brasil. Fico na expectativa do país melhorar e em alguns anos escutar pelo mundo, “rapaz, adoraria morar no Brasil”. Bom, muitos sonhos e um olho no peixe e outro no gato.

Infelizmente não me animei muito com o que li sobre o tal pacote. Abaixo impressões coletadas de especialistas. Deixo para o leitor tirar suas próprias conclusões, pois, caso escrevesse, acabaria sendo tendencioso.

Comecei lendo a coluna do Carlos Sardenberg referente ao dia 22/01/2007.

http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7407,00.html

Em seguida achei um matéria cheia de multimídia que deixa a leitura fácil sobre o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) no site do G1 – www.g1.com.br.

http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF2124-5599,00.html

Mas quem arrematou mesmo foi a Cristiana Lôbo.

http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7374,00.html

O título do post dela foi “É só um computador”.

-------

É só um computador

No final desta segunda-feira em que só se falava no lançamento do tal Pacote de Aceleração do Crescimento -, uma amiga leu e releu as medidas anunciadas para chegar a uma conclusão:

- A única novidade que tem é para quem quer comprar um computador...

O governo anunciou a desoneração para compra de computador - tanto o de mesa como os lap tops. O preço pode cair em até 10%.

Cristiana Lôbo

http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7374,00.html

------

Segunda impressão do PAC

Parece que não há dinheiro novo nos R$ 503 bilhões de investimentos anunciados pelo governo para os próximos quatro anos.

O governo recolheu todos os projetos em andamento ou apenas previstos, relacionou-os como prioritários e garantiu que não faltarão recursos para eles.

Dos 503 bilhões previstos, R$ 274 bilhões estão na área de energia. E disso, cerca de R$ 170 bilhões ficam por conta da Petrobrás – dinheiro já previsto nos planos normais da estatal. Ou seja, quase 35% de todo o programa vem de planos já em andamento da Petrobrás.

Ainda na área de energia, o governo incluiu diversas usinas hidrelétricas cujos projetos estão parados por questões ambientais e disputas na justiça. Qual a garantia de que serão liberados? Qual a garantia de que o governo conseguirá mudar as regras ambientais e a lei de licitação?

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo poderá reduzir o superávit primário de 4,25% do PIB para 3,75%. Esse superávit é a economia nas contas do governo de modo a sobrar dinheiro para pagar juros. O ministro está dizendo que o governo vai pagar menos juros e investir mais.

Tudo bem, se os juros de fato caírem na velocidade esperada pelo governo; se o país de fato crescer os 5% esperados pelo governo; e se não houver turbulências internacionais. Além disso, esse 0,5% do PIB representa, hoje, R$ 10 bilhões ao ano, o que é pouco dinheiro.

Outro problema é que o governo parece tomar a meta – crescer 5% - como garantida. E aí faz todas contas com essa meta. Por exemplo: disse que o déficit da Previdência vai ficar estável em 8% do PIB. Mas isso só vai acontecer se a economia como um todo crescer os 5%. Que não cresceu até aqui.

Outro ponto: os R$ 503 bilhões em quatro anos equivalem a R$ 126 bilhões/ano. Isso equivale a, na média, 5% do PIB ao ano. Para o país crescer 5% são necessários 25% do PIB de investimento ao ano. Até aqui, tem sido de 20%. Como os 503 bilhões não são dinheiro novo, não se vê onde estão os recursos adicionais para turbinar o PIB.

Carlos Sardenberg comentários (11)

22/01/2007

Primeira impressão

Foi interessante o discurso com que o presidente Lula apresentou o PAC.

Pode, inclusive, ser tomado como uma defesa de suas opções no quadro da América Latina. Por exemplo: sua insistência na tese de que a plena democracia é um ativo importante não apenas político, mas também como base de um bom ambiente para o desenvolvimento. Pode ser um contraponto a Hugo Chávez e seus amigos.

Na questão da base macroeconômica, Lula notou que a inflação baixa é condição indispensável e assinalou: “sem controle de preços”.

Ora, controle de preços não está na agenda brasileira faz tempo. Mas é a política oficial de Kirchner, na Argentina. De novo aqui, Lula fala para a região, parece.

De resto, o presidente brasileiro relacionou todos os pontos considerados básicos nas modernas regras de política econômica, sobretudo o equilíbrio fiscal, com a meta de reduzir o endividamento público.

Ou seja, pelo que disse o presidente, ficam mantidas todas as linhas de política econômica até aqui, acrescentando-se esse esforço de aumentar os investimentos públicos e privados.

Mas Lula também disse algo que me intrigou. Lá pelas tantas, entre as condições que relacionou como positivas para o crescimento (inflação baixa, juros em queda, controle fiscal...) incluiu o “câmbio”. Ora, é entendimento amplo entre empresários que o câmbio hoje, com o real valorizado, atrapalha.

No que será que Lula estava pensando?

Finalmente: Lula leu o discurso preparado. Não arriscou maiores improvisações. Ficou bom. A questão agora é saber se o programa de investimentos vai funcionar.

Carlos Sardenberg

http://g1.globo.com/Noticias/Colunas/0,,7407,00.html

domingo, janeiro 21, 2007

Convívio social. Reunião de condomínio.

Ontem tivemos uma reunião de condomínio. Os executivos do grupo pediram para todos comparecerem, um de cada apartamento, pois a votação de um aumento no condomínio estava na pauta. Logo de cara aquele evento estava fadado a muita discussão tendo em vista que se no Brasil seria complicado, aqui então nem se fala.

Digo que aqui seria complicado, pois nesse país a apenas pouco tempo veio o conceito de condomínio. Nos prédios onde não há condomínio cada pessoa cuida do seu bem, tipo, cada um tem seu gerador e sua caixa d’água. O esquema é “cada um por si e deus por todos”.

Logo no início um agravante e mais uma vez constatação do preconceito. Um dos Angolanos reclamou da quantidade Brasileiros e que aquela reunião não tinha legitimidade. Colocou que não havia representatividade e que não daria para discutir daquela forma. O sindico, apesar de Angolano, é uma pessoa sensata e afirmou que essa posição não tinha nada haver, pois éramos todos condôminos, independente de nacionalidade.

No desenrolar da reunião constatamos mais uma posição protecionista. Há de se colocar que o país ainda tem pensamentos socialistas, meio como se fosse um misto em entre capitalismo e socialismo. Em vários pontos da sociedade pode-se verificar isso, como por exemplos, pequenos comércios em Angola só podem ser abertos por Angolanos. Bom, mas o fato é que o condomínio esta com problemas nas contas.

O problema no balanço das contas se dá no fato que a falta da infra-estrutura de Luanda obriga que o condomínio trabalhe quase que 24 h com o gerador ligado. As sub-estações não são suficientes para abastecer essa área da cidade. Já o governo parece estar meio que se lixando para esse fato. Realmente muito complicado, faço um paralelo com o Brasil, na época do apagão. Imaginem aquela situação e o governo dizendo, problema seu, te vira, o negócio aqui é mais ou menos assim.

Por conta dos geradores existe a necessidade de se compra muito óleo diesel para abastecer o gerador. Com isso os gastos aumentam muito e ou compramos o diesel ou ficamos sem energia. Como se isso não bastasse ainda tem o problema da água. O abastecimento de água é semelhante ao de energia. Contudo, diferente do Brasil, não dá para furar um poço, tem que ser apenas com caminhões pipa. Aqui não há os lenços subterrâneos, com isso a situação se agrava.

Com o problema das contas, durante a reunião, ficamos sabendo que o condomínio cobra USD 250 para os estrangeiros e USD 120 para os Angolanos. Fatos esse que faz com que as contas não fechem.

Ainda vai haver muita discussão sobre como vai ficar essa questão do condomínio, mas a cada dia temos mais provas do protecionismo e do racismo. Pensar sobre esse tema e nas duas visões da questão, dá margem para muita reflexão, quem sabe nos próximos post’s.

sábado, janeiro 20, 2007

Pense num frio!

Pelo menos já paguei o mico do início do ano. Quando vim à primeira vez a Angola, por volta de outubro de 2006, em pleno verão Brasileiro, não tive a melhor das experiências com minha roupa. Com conexão pelo Rio de Janeiro e um atraso de mais de 13 horas, passadas no galeão, o calor tomou conta. Estava de calça jeans e camisa de manga comprida, com o calor, suei e sequei umas 10 vezes. Na minha cabeça fiquei desejando durante toda viagem estar de bermuda para diminuir, pelo menos um pouco, aquele calor. Pensei, lição aprendida, não vou mais para Angola de calça e camisa comprida, da próxima vez vai ser vestido de bermudão.

Meu pai é quem diz certo: “Toda burrice será castigada”. O sabe tudo aqui veio na segunda volta conforme havia prometido. Uma bermuda e camisa de manga curta, tudo certo, a não ser o itinerário, dessa vez fiz conexão em Portugal. Só tem um detalhe, verão no hemisfério sul, inverno no hemisfério norte.

Chego no aeroporto de Lisboa com nada mais, nada menos, que 5 graus de temperatura. Um vento de rachar e uma neblina que não dava para enxergar 100 metros. Eu lá, firme e forte, com minha bermuda e camisa de manga curta. As pessoas que estavam no saguão de embarque estavam todas, sem exceção, vestidas com botas, calças jeans ou de couro, e uns casacos que mais pareciam que iam para o Ártico. Nunca havia visto casacos tão grandes. Imaginem a sena, eu lá, já roxo de frio, e as pessoas olhando para mim e pensando: Isso é um doido!

No caminho para o avião, pegado um pequeno ônibus, ao se falar saia até fumaça da boca, mas não era qualquer fumaça, era uma senhora fumaça. Como diríamos em Recife, cachecol era bóia, e o mane aqui de bermudão. Quando cheguei no avião, corri para a cadeira e me cobri com o lençol do meu acento. A cena foi tão gélida que até o comissário veio me perguntar se eu estava bem.

Conclusão, mais uma lição aprendida, cada viagem é uma viagem, mas não invente de viajar novamente sem um casaco, por favor.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Matéria na Carta Capital sobre projeto de combate a Aids do INLS – Instituto Nacional de Luta contra a Sida

Na última edição de dezembro da Carta Capital foi publicada uma matéria sobre o programa Angolano de combate a Aids e de seu coordenador geral o Sr. David Uip. Nessa entrevista é possível se ter uma dimensão do meu trabalho e o contexto que estou inserido. Só para lembrar faço parte desse grupo sendo contratado para desenvolver os sistemas informatizados que vão dar apoio a todo esse programa.

www.cartacapital.com.br/edicoes/2006/12/424/em-luta-contra-a-aids


Em luta contra a Aids

por Riad Younes

Um grupo de médicos brasileiros desenvolve há três anos um ousado projeto em Angola. Eles já conseguiram mudar a realidade da síndrome no país, como relata o mentor do trabalho, David Uip

Apesar de todos os avanços, ainda hoje mais de 30 pessoas morrem por dia, no Brasil, em conseqüência da Aids. Houve melhora no tratamento da doença, como os novos medicamentos cada vez mais eficazes. Quanto à prevenção, o mundo ainda não descobriu a forma mais adequada de enfrentar esse problema. Tanto em países do Primeiro Mundo quanto no Brasil, a situação ainda é preocupante. O problema é pior em países subdesenvolvidos, como no continente africano. Apesar dessas notícias, os brasileiros têm conseguido ajudar outros países na implantação de programas eficientes para a Aids.

Há três anos um grupo de médicos, enfermeiros e gestores brasileiros, liderado pelo infectologista e professor da Faculdade de Medicina da USP, David Uip, iniciou um projeto ambicioso em Angola. O objetivo era auxiliar o Ministério da Saúde daquele país a controlar a epidemia. A luta contra a Aids em Angola era precária, semelhante à de seus vizinhos do continente. Hoje, Angola é reconhecida pela ONU como um dos quatro países da África com melhor estrutura contra a doença. O avanço é significativo e os números que Uip mostra a seguir impressionam.

Entre 2004 e 2006, houve aumento de 1.000% no número de unidades de atendimento implantadas no país, de 2.000% no número de gestantes atendidas e de 1.800% na cobertura pré-natal. Uma verdadeira revolução em pouco mais de três anos. “A associação entre o grupo brasileiro e os médicos e autoridades de saúde angolanos produziu resultados que realmente nos orgulham”, afirma Uip.

Na entrevista a seguir, ele fala sobre esse projeto, as dificuldades e conquistas, além da possibilidade de aplicação desses mesmos métodos em outros lugares no mundo.

CartaCapital: Como foi concebido esse projeto?
David Uip: Pensamos em um projeto de grande potencial e de grande impacto. Desde o início optamos pela estratégia de cortar a transmissão vertical da Aids, ou seja, a transmissão de mãe para filho recém-nascido durante a gravidez e/ou o parto. Focalizamos nossa atenção na mãe, no parceiro e no filho.

CC: Essa via de transmissão de mãe para filho é freqüente?
DU: É muito freqüente e constitui um problema de saúde pública, principalmente na África, onde em alguns países essa transmissão pode atingir 50% dos recém-nascidos.

CC: Qual é a porcentagem de transmissão de mãe para filho no Brasil?
DU: Dados oficiais do Ministério da Saúde detectaram uma redução para 8% no Brasil. Mas, em alguns lugares afastados ou no interior, essa taxa pode atingir até 12%, o que considero muito elevada.

CC: Qual seria a taxa considerada ideal, ou pelo menos aceitável?
DU: Menos de 1%.

CC: Qual foi o impacto desse projeto sobre a transmissão vertical em Angola?
DU: Os dados mais recentes liberados pelo Ministério da Saúde de Angola mostram que apenas 4% dos casos de Aids são devidos a esse tipo de transmissão.

CC: No que se baseia esse projeto?
DU: Ele disponibiliza, nas diversas regiões de Angola, não somente na capital, Luanda, centros que se dedicam à educação continuada da população, a programas de seguimento pré-natal rigoroso, a métodos diagnósticos mais precisos e a medicamentos para tratamento de casos de HIV. Recomenda-se hoje que, feito o diagnóstico de uma mãe com Aids, imediatamente se inicie o seu tratamento durante a gravidez.

CC: Houve dificuldades na implantação das recomendações internacionais para Aids em Angola?
DU: Muitas. Por exemplo, recomenda-se que o parto de mulheres portadoras de HIV seja realizado com muito cuidado, inclusive favorecendo as cesáreas, além de se evitar a amamentação. Em Angola tivemos de “ambientalizar” esse processo.

CC: Como?
DU: Por exemplo, não eliminamos o leite do peito por causa das condições culturais e sociais regionais. A cesárea também não foi preconizada de um modo uniforme em todo o país. Nas regiões onde a cesárea era de alto risco ou realizada em condições precárias e com taxas de complicações elevadas, esse procedimento não foi recomendado. Assim mesmo atingimos uma redução drástica na incidência de Aids nos recém-nascidos, baixando para 4%.

CC: Por que, no Brasil, estamos tão acima dos resultados de Angola?
DU: Provavelmente, pelas dimensões do País, pelo número de habitantes. Em resumo, por problemas de acesso da população aos programas eficientes. O desafio, na realidade, é criar condições para que haja maior acesso tanto à prevenção quanto aos tratamentos pela população brasileira.

CC: Como vocês começaram o projeto em Angola?
DU: Na verdade, em Angola, já existiam mais de 40 grupos e ONGs tentando, há anos, criar projetos para controle da Aids, sem muito sucesso. Fui convidado pelo governo angolano inicialmente para criar um projeto que coordenaria a ação dos grupos e organizações já em atividade no país. Mas percebi que o foco deveria ser diferente. Apresentei, então, o nosso projeto, que foi bem aceito. Tanto que o presidente de Angola assumiu-o como prioridade de seu governo.

CC: Quantas pessoas trabalham no projeto atualmente?
DU: Temos seis médicos e quatro enfermeiros brasileiros, além dos médicos e enfermeiros angolanos. Quatro dos seis médicos e as quatro enfermeiras moram em Angola. São pessoas de grande coragem e que merecem todo meu respeito.

CC: Quais os segredos do sucesso do projeto?
DU: Vários fatores ajudaram, como centrar a atenção numa parcela definida da população de risco, a mãe e o filho. Também criar um consenso na terapêutica viável em Angola, ambientalizar maternidades para atendimento adequado de doentes de risco e estabelecer a cultura do cuidado pré-natal e do parto assistido. Até 2003, em Angola, um grande número dos partos era realizado fora de centros médicos, em casa. Treinamos médicos e enfermeiros angolanos no cuidado com a Aids em programas de intercâmbio com instituições no Brasil, como o Hospital das Clínicas da USP, o Hospital Sírio-Libanês e a Fundação ABC. Trabalhamos com educação e conscientização continuada na população e criamos um banco de dados contínuo para avaliar os resultados. O mais importante foi criar um programa com objetivo e fim claros. E o projeto de transferência de know-how para a medicina angolana.

CC: E como vocês faziam para prevenir a infecção das mães?
DU: Nosso projeto conseguiu instalar um programa abrangente de distribuição de preservativos. Entre 2000 e 2004, foram distribuídos 2,4 milhões de preservativos. Somente no ano de 2005, conseguimos distribuir 2,6 milhões. Em 2006, até outubro, já foram distribuídos 9,6 milhões. É um aumento impressionante.

CC: Como foi a repercussão do projeto?
DU: Os resultados recentes, que estou divulgando a CartaCapital em primeira mão, atestam claramente os avanços. Há poucos dias, nosso projeto em Angola foi muito comentado pelo ONU-Sida (o programa de Aids das Nações Unidas), que destacou Angola como um dos quatro países africanos que mais avançaram em 2006 no tratamento da Aids.

CC: Esse projeto pára por aí?
DU: Desde a sua concepção, queríamos um projeto com início, meio e fim. Não seria eterno. Agora, entregaremos essa estrutura para os médicos angolanos. Mas temos para o futuro outros projetos semelhantes, para tuberculose, malária e leptospirose. Também já fomos contatados por outros países da região.

CC: O projeto atual teve ligação com o Ministério da Saúde do Brasil?
DU: Não. No entanto, o ex-ministro da Saúde Humberto Costa disponibilizou tratamento para cem pacientes angolanos gratuitamente.

CC: Os senhores tiveram algum contato com o setor privado brasileiro?
DU:
Não para esse projeto. Mas existem muitas empresas internacionais brasileiras que nos têm procurado para ajudá-los a montar projetos sociais, que hoje são uma exigência como contrapartida de empresas multinacionais que queiram se instalar em um país da África. Poderemos ajudar muitas empresas brasileiras a cumprir essa obrigatoriedade de projetos sociais.


Uma vacina pode não ajudar

Especialista alerta para o risco de agravamento da epidemia

Encontrar uma vacina para Aids não necessariamente significaria a diminuição do número de pessoas infectadas ou o controle da disseminação da doença. Parece um contra-senso, mas não é. “Dependendo da eficiência da vacina encontrada, ela pode até aumentar a incidência de Aids na população, em vez de diminuí-la”, declara o professor da Faculdade de Medicina da USP e líder de um grupo de estudiosos ligados ao Departamento de Informática Médica, Eduardo Massad. Nesse grupo, calcula-se o valor da prevenção através de estudos de modelos matemáticos aplicados a problemas de saúde pública, principalmente a estratégias de vacinação.

Pensando de forma simplista e intuitiva, tendemos a acreditar que, mesmo que uma vacina proteja apenas 20% dos vacinados, serão 20% menos pessoas infectadas. Automaticamente, pensamos, haverá um impacto na redução do número de aidéticos alguns anos depois. Mas não é bem assim. Uma vacina com baixa eficácia (como os 20% do exemplo) pode, na realidade, aumentar a incidência de Aids exatamente porque a pessoa vacinada se sentirá “protegida”. Mesmo não sabendo ao certo se está ou não imune ao vírus, ela tenderá a acreditar que está a salvo. Diante disso, os modelos matemáticos criados pela equipe de Massad conseguem quantificar o prejuízo teórico de uma vacina pouco eficaz na população. “A pessoa com a falsa sensação de segurança tende a ter maior comportamento de promiscuidade”, explica Massad. Haveria um relaxamento no cuidado e na prevenção. “O primeiro prejuízo seria o efeito desinibição”, explica o médico.

Estudos recentemente publicados pela equipe de Massad demonstram claramente o provável efeito nocivo, não somente de uma vacina pouco eficaz, como também de remédios pouco eficazes no tratamento da Aids. Somente quando se introduziu a associação de novas drogas contra o HIV foi possível realmente reduzir a carga viral no indivíduo infectado e, portanto, a probabilidade de infectar outra pessoa.

Com os tratamentos sub-ótimos iniciais, os modelos matemáticos desenvolvidos por Massad previram o que realmente acabou acontecendo. Os portadores de HIV vivem mais, sentem-se melhor, têm mais relações e com mais pessoas. Porém, sem perceber, ainda tinham uma carga viral no sangue suficientemente elevada para passar a doença para a frente. Assim, o número de novos infectados aumentou em vez de diminuir. As equações recentemente publicadas pelo mesmo grupo de estudos comprovam a possibilidade de uma vacina ou um tratamento pouco eficaz também modificar a virulência do vírus. O fator desinibição pode levar à troca mais freqüente de parceiros e, dessa forma, aumentar a possibilidade de infecção com cepas de HIV resistentes aos tratamentos atuais.

Assim, a bênção de tratamentos e de vacinas que protegem algumas pessoas pode transformar-se em uma espécie de maldição. Massad explica: “As autoridades da saúde pública ainda têm um planejamento precário. Continuam adotando programas baseados em premissas antigas e teorias obsoletas. Infelizmente, essas discussões e modelos não têm sido levados em consideração. A racionalização dos tratamentos, das vacinas e das campanhas poderia ter uma eficácia bem superior se todas as variáveis fossem levadas em conta no momento de estabelecer uma política de prevenção da Aids”.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Está chovendo em Angola, então senta e chora!

Ontem caiu a maior chuva desde que eu me encontro em Angola. Para a maioria dos Brasileiros, que já estão aqui a mais tempo, também. A chuva, de pingos grandes e com bastante vento, parecia uma daquelas muitas que temos em Recife perto de junho, quando estamos no meio do inverno. Contudo para Luanda era algo que só pode ser definido como catástrofe.


Para começar quando começa a chover o primeiro reflexo são os engarrafamentos. A cidade para, e para chegar no trabalho demorou duas horas, quando o normal é apenas uma. Em seguida o barro que se espalha por toda cidade. Como muitas ruas não são asfaltadas a lama vira dona da situação. Não há galerias de escoamento da água das chuvas, ou seja, toda água fica empossada esperando evaporar. Como não tem um sistema de coleta de lixo e muito menos de esgoto, fica todo aquele “material” boiando e esperando a água simplesmente ir embora, uma belezura.


Em uma das principais vias de acesso para a zona sul, onde moro, passando pelo bairro do Samba, uma barreira desabou interditando todo transito e concentrando tudo pelo Rocha Pinto. Morph deveria estar embolando de rir, afinal sua máxima prevaleceu, “nada está tão ruim que não possa ficar pior”. O transito para voltar para casa estava ainda mais complicado do que o que encontramos pela manhã. A noite junta-se a água empossada do dia inteiro de chuva, a falta de postes de iluminação, as ruas alagadas, a M... boiando (desculpem a expressão mas é porque é literalmente isso), barreiras caídas, e por ai vai. Fora a barreira algumas pontes e casas desabaram, tudo por conta de uma única chuva.

Qualquer pessoa poderia dizer que isso é o fim do mundo, mas calma lá, o fim do mundo ainda está chegando. Quando a água secar, as ruas que estão cheias de lama vão ficar cheias de poeira, com isso a cidade fica uma pó só. O meu celular durante a chuva não funcionava, o meu não, a rede de telefonia móvel simplesmente não funcionava, ah a telefonia fixa também não funciona. Na volta para casa ontem, ao passar por uma rua que normalmente passamos, a água encobriu o farol do carro. Prejuízo com o carro que ficou todo molhado, afinal entrou água no carro. Fora isso tudo, com a quantidade de água que fica empossada, germinarão um batalhão de mosquitos. Há de se lembrar que o mosquito aqui não transmite uma gripezinha boba, transmite malária. Eita é dessa vez que eu me ferro.

Está montado o cenário do caos, agora é esperar para as próximas chuvas.


Abaixo matéria de hoje do jornal de Angola
-----------------------------------------------------

Chuvas causam sete mortos em Luanda

http://www.jornaldeangola.com/artigo.php?ID=55009&Seccao=geral

César André

As chuvas torrenciais que se abateram sobre a cidade de Luanda no fim da manhã de ontem causaram sete mortos e o desaparecimento de três crianças. As vítimas pereceram na sequência do desabamento de casas ou levadas pelas correntezas das águas.

Estes casos registaram-se nos bairros do Chinguar, nas proximidades da vala de drenagem da Ponte do Cabolombo (Benfica) e na Samba Grande, onde várias famílias ficaram desabrigadas.
António Guimarães, residente nas proximidades da vala de drenagem do Cabo Lombo, disse à reportagem do Jornal de Angola que para além de terem causado a morte de uma criança e o desaparecimento de uma outra, as águas das chuvas levaram para o mar diversos artigos de casas desabadas.

“É um caso muito sério. Mas acontece que não tínhamos outra alternativa senão construir as nossas casas neste terreno próximo do leito da vala de drenagem”, disse visivelmente entristecido António Guimarães.
Marcos Abreu, um dos moradores do Cabo Lombo, sugeriu que é importante que o Governo dê atenção aos moradores que residem nas proximidades da vala do Cabo Lombo, porque o local não é seguro.“Seria bom que o Governo, à semelhança do que tem feito com os moradores da Boavista e não só, evacuasse também esse pessoal que vive ao lado da vala”, disse Marcos Abreu.

Para além das mortes e do desabamento de casas, a circulação rodoviária em diversas ruas de Luanda ficou afectada pela chuva. As enxurradas causaram grandes engarrafamentos, pois tornaram intransitáveis várias vias. Nas imediações do Morro Bento, Samba, as areias invadiram a estrada tornando-a intransitável durante cerca de duas horas. A situação foi resolvida graças à pronta intervenção da administração municipal da Samba, que, em colaboração com a empresa Odebrechet, mobilizou 10 camiões e três moto niveladoras para retirar a areia.

As vias que dão acesso a rua Augusta até ao bairro da Camuxiba, também no município da Samba, também ficaram intransitáveis, causando assim grandes transtornos aos automobilistas que pretendiam evitar a via Morro da Luz, na altura bloqueada devido à invasão da estrada pelas areias.

No troço entre a Avenida 21 de Janeiro e a rotunda do Gamek, no bairro do Rocha Pinto, o tráfego estava de tal forma impedido que para atingirem a Clínica Multiperfil, Morro Bento ou Luanda Sul os automobilistas faziam uma hora.

Além dos danos causados na Samba, Rocha Pinto e outros bairros, informações davam conta de que as chuvas no Kikolo, no município do Cacuaco, bloquearam a estrada entre aquela localidade e o bairro Paraíso, deixando-o isolado.

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Matéria para o JC

Essa foi legal, a matéria que eu tanto quis que saísse finalmente saiu. Foram vários meses de espera mas valeu a pena, ficou ótimo. A data da publicação foi a primeira quarta-feira do ano, dia 03 de janeiro de 2007. A minha foto estava lá e muitas pessoas me ligaram para falar, muito comentando.

Fiquei muito feliz em ter ajudado Mona Lisa a fazer essa matéria. Tudo começou no MBA da FGV, meu amigo Lúcio, responsável pelo CPD do JC me perguntou se eu não gostaria de fazer uma matéria sobre essa viagem para Angola. Claro de que de cara eu me animei e perguntei o que teria que fazer para o projeto se concretizar. Além da matéria conversamos sobre a possibilidade de escrever um blog para o jornal, infelizmente isso ainda não se concretizou, mas quem sabe.

Com essa primeira idéia ele me passou o contato da Mona Lisa e em conversa com ela fui falando e passando todas as informações necessárias. Contei das empresas que estavam em Angola e da parceria da minha empresa, Advance, com a MV Sistemas, empresa Pernambucana. Passei o contato do pessoal da MV e ela fez uma visita à empresa. Além da MV e da Advance, o Itece também apareceu na reportagem.

Agora a parte ruim, é incrível como toda vez que se viaja se esquece alguma coisa em casa, dessa vez, por incrível que pareça, esqueci o jornal com a matéria. Estou danado enquanto escrevo esse post, que vacilo. Bom, fica para a próxima vinda, fazer oque, para o que não tem solução, solucionado está.

terça-feira, janeiro 16, 2007

Como diria Roger – Nos vamos invadir sua praia

Ontem chegaram mais 3 brasileiros. Eles foram contratados diretamente de Recife para o projeto de informatização dos hospitais. Para esse primeiro semestre são esperados mais 20 pernambucanos. Esse vai se tornar o país mais nordestino do mundo.

Aos meus conterrâneos digo que devem ser preparar, pois viver aqui não é nada fácil. Contudo as coisas estão melhorando, ontem encontrei com Débora e os três novatos no Shoprite do shopping. Os meus novos amigos vão pegar, pelo menos no aspecto supermercado, a situação muito melhor do que quando eu cheguei. O Shoprite é um sonho, parece até que estamos dentro de um Pão de Açúcar ou Bompreço, climatizado e com praticamente tudo o que se precisa. A venda está desde produtos para casa até bebidas em um super frízer.

Quando os encontrei ontem lembrei como eram as minhas compras nos primeiros meses em Angola. Todo sábado o programa era o mesmo. Primeiro íamos um pequeno mercado, que só tinha uma parte do que precisávamos, depois íamos a um segundo mercado, onde comprávamos mais uma parte. Após sair do segundo mercado, comprar alguma verduras e frutas na rua para completar, e acreditem, mesmo assim faltava um monde de coisas.

A felicidade chama-se o Shoprite. Estamos agora na contagem regressiva para a abertura do shopping, com suas lojas e cinemas, nem acredito que vai ter isso aqui. Para se ter uma idéia, consegui uma foto do cinema de Angola, único por sinal até hoje. A foto é antiga, mas dá para ter uma noção. Sessão só a noite, pelo motivo obvio, o tempo passou e esse, até a abertura do shopping, continua a ser o único cinema de Luanda.


segunda-feira, janeiro 15, 2007

Post para o blog da globo internacional

Esse meu blog dá o que falar, toda semana recebo e-mail de todo canto do Brasil perguntando como é a vida em Angola, alem de dúvidas específicas sobre o país. Minha família e amigos me dizem que eu escrevo bem e coisa e tal, mas sinceramente sempre achei que era muito mais carinho do que um olhar crítico. Mesmo podendo parecer um pouco convencido, afirmo que começo a acreditar que eu realmente devo escrever direitinho.

No final desse ano fui contatado pelo editor do site da Globo internacional. Ele estava com uma proposta de escrever um blog no final do ano contanto sobre o reveillon, do ponto de vista dos Brasileiros, em diferentes países pelo mundo. Dentre os países representados foram: Japão, Turquia, Chile, EUA, Portugal e claro Angola. Fiquei muito feliz com o convite, no e-mail do contato inicial, um elogio à forma como escrevo.

A partir do primeiro contato passei o meu telefone, conversamos e ficou combinado. O resultado pode ser visto no site www.reveillon.globolog.com.br .

Pisei na Europa, mas também só foi isso


Oh vidinha mais ou menos! Estive de férias nos últimos 15 dias, motivo esse que me fez não escrever o blog nas últimas semanas. Esse final de ano foi cercado de muitas surpresas em Recife, realmente foi maravilhoso voltar para casa.

Essa foi a minha primeira volta para o Brasil, à primeira de muitas, pois, a cada três meses passo 15 dias de férias, chato isso eh? Todo mundo que vem para Angola fala a mesma coisa, a primeira volta é mais complicada, e é mesmo. Da primeira vez que se vem para a África, à expectativa é muito grande e com as novidades, quando se vê já está acostumado. Contudo, com a primeira volta, se vê o quanto ainda falta a Angola e como o Brasil já se encontra à frente em desenvolvimento. Assim, na hora de voltar à labuta, dá aquela dor no coração em pensar na rotina casa-trabalho, pois praticamente é só isso que se faz. No meu caso tenho que melhorar isso esse ano, espero que até que enfim meu curso comece - esta de rosca, as aulas de inglês também estão por vir e uma academia é mais do que necessária.

Dentre as novidades desse final de ano posso listar a matéria do JC que finalmente saiu, um post que fiz no site da Globo internacional, as aulas de Kite-surf e principalmente rever minha família e amigos. Um aspecto digamos negativo é que nessa primeira volta eu parecia um menino pequeno que vai a primeira vez ao shopping, queria comprar tudo e meio que fiz isso, gastei uma grana. Ai ai mas controle para a próxima viagem.

Gostaria de colocar como novidade o fato de eu ter conhecido a Europa, pelo que levantei com minha queria amiga Audrey, eu iria passar o dia em Portugal para pegar o vôo para Luanda. Fiz a maior expectativa do que eu queria conhecer e coisa e tal, mas por fim, devido ao vôo que me trouxe a Portugal e o que iria me levar para Angola serem próximos no horário, eu fiquei numa droga de espaço fechado, esperando o horário. Pense numa frustração. Fica para a volta conhecer Lisboa, o pouco que pude ver é uma cidade muito bonita, a janelinha do avião ficou pequena para os meu olhos abertos.

Vamos com calma que em um posto só eu vou gastar todas as novidades das férias, melhor deixar para os próximos.